Por Pelé, a Conmebol propôs para CBF substituir três das cinco estrelas sobre seu escudo por três corações. Na tentativa de enaltecer a cidade mineira onde Pelé nasceu, em 23 de outubro de 1940, e aos três títulos mundiais conquistados pelo maior jogador da história.
"Pelé foi motivo de inspiração. Com ele, nasceu o número 10. A partir daí veio a ambição de outros jogadores. E as comparações. Mas jogadores como Pelé não são comparáveis", discursou Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.
A ideia foi lançada pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, neste domingo, em Doha, no Catar, durante a inauguração de uma exposição decidada ao Rei do Futebol. Vitor Sergio Rodrigues, jornalista brasileiro, revelou que jogadores brasileiros foram convidados para a exposição, mas apenas Javier Zanetti, ex-jogador argentino, compareceu.
Conmebol fez uma homenagem para Pelé aqui em Doha, no espaço denominado Casa Conmebol.
— Vitor Sergio Rodrigues VSR (@vitorsergio) December 11, 2022
No evento, um ex-jogador esteve presente, Javier Zanetti. Isso mesmo! Um argentino.
Vários ex-jogadores brasileiros que estão no Qatar foram convidados para o evento e nenhum esteve aqui. pic.twitter.com/Qjrd0VDMk2
A Casa Conmebol, em Doha, também tem homenagens para Diego Maradona, ídolo argentino, que faleceu em 25 de novembro de 2020. Fernando Sarney, vice-presidente da CBF, que estava presente no evento, disse que a confederação vai analisar a proposta da CBF e que precisa de aprovação da diretoria, segundo o estatuto da CBF. Ednaldo Rodrigues, atual presidente da CBF, não estava presente porque retornou para o Brasil após a eliminação para a Croácia.
Foto destaque: Montagem realizada com foto do Pelé e o escudo da Seleção Brasileira com cinco estrelas, três conquistadas pelo Rei. Reprodução/ESPN