Saúde e Bem Estar

Para suas manhãs: Alimentos para consumir além do café

28 Set 2021 - 11h00 | Atulizado em 28 Set 2021 - 11h00
Para suas manhãs: Alimentos para consumir além do café

Para muitos aquela xícara de café pela manhã pode ajudar a livrar do desânimo que o início da rotina pode causar. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o café é considerado o combustível favorito dos brasileiros para enfrentar aquele dia de trabalho frenético. Segundo o relatório de mercado da Euromonitos Internacional, em 2020, a média de consumo desta bebida por pessoa foi de 826 xícaras por ano. Porém esse desejo constante pelo café pode ocasionar a dependência física e psicológica. Pois é, um tipo de vício causado pela cafeína. Nada grave, porém o excesso pode proporcionar ansiedade. A organização Mundial da Saúde, a OMS, aconselha que o consumo da bebida não passe a média diário de 400 mg, ou seja, quatro xícaras por dia.


O café é considerado o combustível favorito dos brasileiros para enfrentar aquele dia de trabalho frenético (Foto: Reprodução/Pixabay)


Para quem deseja reduzir o consumo do café, não é necessário tirar ele do dia para noite. De acordo com a médica e pesquisadora na área de alta performance mental, Roberta Genaro, o corte repentino da bebida pode causar abstinência. E, consequentemente, pode ocorrer o aumento da irritabilidade e do cansaço. O ideal é fazer uma transição de forma gradual entre o café e outro estimulante, dando prioridade à alimentos nutritivos para poder iniciar o dia. Luana Azevedo, nutricionista, aconselha que inicie com a redução da quantidade da bebida consumida diariamente. Após algumas semanas, varie os dias de ingestão (dia sim, dia não), até parar por completo, se esta for a meta.

https://inmagazine.com.br/post/Nova-Zelandia-quer-juntar-vacinacao-com-fast-food

https://inmagazine.com.br/post/Dados-de-vacinacao-contra-a-Covid-no-Brasil

https://inmagazine.com.br/post/Pfizer-faz-entrega-de-22-milhoes-de-doses-da-vacina-ao-Brasil

As nutricionistas, Luana Azevedo e Cris Moraes, recomendaram alimentos que podem substituir o café durante as manhãs e ganhar uma energia a mais para começar o dia de trabalho. Confira:

 

1.       Suco de guaraná

 

2.       Chá verde

 

3.       Chá matcha

 

4.       Chá de pfaffia

 

5.       Shot de cacau com canela

 

6.       Chá de gengibre com cúrcuma

 

7.       Chá-mate

 

8.       Coco

 

9.       Suco de beterraba

 

10.      Suco de açaí

 

Foto Destaque: Reprodução/Pixabay

Mais Lidas