Saúde e Bem Estar

Passaporte da vacina começa a valer nesta quinta-feira (15), no Rio

15 Set 2021 - 09h30 | Atulizado em 15 Set 2021 - 09h30
Passaporte da vacina começa a valer nesta quinta-feira (15), no Rio

A partir desta quarta-feira (15), os estabelecimentos e locais da cidade do Rio de Janeiro vão começar a exigir comprovação da vacinação contra a Covid-19. Desse modo, necessário apresentar o passaporte de vacina para ter acesso a lugares como cinemas, teatros, academias, entre outros; entretanto os shoppings, restaurantes e bares não estão inclusos na medida, assim continuando com livre circulação. Mesmo com o comprovante, ainda é obrigatório o uso de máscara e controle da entrada de pessoas, afim de evitar aglomeração. 

A medida estava prevista para o fim de agosto, mas adiaram por conta de instabilidades no aplicativo do Ministério da Saúde, o ConecteSUS, que será valido para comprovação de imunização contra o Coronavírus. E também nos estabelecimentos será aceito o comprovante físico, com carimbo de um agente de saúde, carimbado no momento da vacinação. As regras devem ser seguidas pelos responsáveis pelos espaços e pelo público. Dentre essa regras, estão a conclusão dos prazos do esquema de imunização de acordo com a idade e mais de um comprovante aceito.

Locais que exigem o passaporte

-Academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico e clubes sociais;

-Vilas olímpicas, estádios e ginásios esportivos;

-Cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil e pistas de patinação;

-Atividades de entretenimento, exceto quando expressamente vedadas;

-Locais de visitação turísticas, museus, galerias e exposições de arte, aquário, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in;

-Conferências, convenções e feiras comerciais.

 

A Justiça do Rio, nesta segunda-feiira (13), negou um pedido para suspensão do decreto, segundo a decisão da desembargadora Teresa de Andrade Castro Neves.“Exigir a vacinação como forma de autorizar a entrada e permanência em estabelecimentos sem sobra de dúvidas se revela eficaz para o controle da propagação do vírus”.

 

https://inmagazine.com.br/post/Saude-dos-olhos-diante-das-telas-dicas-para-manter-sua-visao-saudavel

https://inmagazine.com.br/post/Ansiedade-saiba-como-aliviar-uma-crise

https://inmagazine.com.br/post/Nesta-segunda-feira-13-Brasil-registrou-menor-indice-de-casos-de-Covid-19-desde-2020


(Reprodução/ Facebook)


Caso haja alguma divergência com aplicativo, o vacinado pode voltar ao posto de vacinaçao onde recebeu a dose e pedir a inclusão da aplicação, levando documento e comprovante físico ou pedir por e-mail [email protected], eviando a foto do comprovante de vacinação e dos documentos de identidade (RG ou CNH) e CPF. Este serviço online só vale para quem recebeu a vacina no município do Rio de Janeiro.

 

Foto destaque: Canaltech

 

Mais Lidas