Recentemente, Paul McCartney foi destaque nas manchetes do mundo da música por afirmar que a “última faixa dos Beatles” seria lançada graças a Inteligência Artificial. Em entrevista para o programa “Today” da BBC Rádio 4 no começo do mês, a lenda da música havia afirmado que uma nova música seria lançada esse ano utilizando a tecnologia - o que causou apreensão em alguns fãs. Porém, McCartney apareceu nas redes sociais para clarificar alguns pontos que haviam ficado confusos.
Negando o rumor de que a música seria completa com um robô simulando a voz de John Lennon, Paul McCartney afirmou que a música está sendo feita utilizando gravações antigas de Lennon, que seriam renovadas com uma qualidade maior graças a tecnologia atual, um processo que, segundo ele, vem sendo feito há alguns anos. O cantor ainda compartilhou a empolgação que tem com o trabalho, sem revelar qual seria o nome da canção em questão.
Been great to see such an exciting response to our forthcoming Beatles project. No one is more excited than us to be sharing something with you later in the year.
— Paul McCartney (@PaulMcCartney) June 22, 2023
We’ve seen some confusion and speculation about it. Seems to be a lot of guess work out there. Can’t say too much…
Tweet de McCartney esclarecendo para os fãs. Twitter:@PaulMcCartney
Os fãs especulam que a música poderia ser “Now and Then”, que já tem história com uma possível reunião dos Beatles. A faixa demo foi um dos últimos trabalhos gravados por John Lennon antes de sua morte, e iria supostamente ser entregue à McCartney, visto que estava em um compilado de músicas em uma fita cassete que era nomeada “For Paul” (Para Paul). Yoko Ono, viúva de Lennon, entregou a compilação ao ex-companheiro de banda de seu marido nos anos 90, e a faixa chegou a ser debatida para ser utilizada em uma reunião dos Beatles na década, descartada por George Harrison por ter uma “qualidade vocal de John muito ruim”. McCartney havia revelado o desejo de regravar a faixa diversas vezes, algo que teoricamente estaria acontecendo agora.
A faixa em questão já está finalizada de acordo com o cantor, e deve ser lançada esse ano pelo grupo. Os Beatles são uma das bandas mais influentes de todos os tempos, moldando muito do que se vê na música popular moderna. O quarteto acabou em 1970, com todos os membros seguindo carreiras solos bem-sucedidas. Com apenas dois membros vivos atualmente - Paul McCartney e Ringo Starr - uma reunião é algo celebrado para recordar a carreira lendária dos artistas, que tem hits como “Hey Jude”, “Come Together”, “Yesterday”, entre diversos outros sucessos.
Foto Destaque: Paul McCartney e Ringo Starr juntos. Reprodução/Evan Agostini/AP