Notícias

Paulo Niemeyer Filho vence votação pela ABL

19 Nov 2021 - 07h16 | Atulizado em 19 Nov 2021 - 07h16
Paulo Niemeyer Filho vence votação pela ABL

Paulo Niemeyer Filho foi escolhido nesta quinta-feira (18), para ser o próximo ocupante da cadeira de número 12 da Academia Brasileira de Letras. A margem de votos fora favorável a escolha do neurocirurgião, a posição estava em análise após a morte do professor Alfredo Bossi antecessor da cadeira.

A ABL é um importante órgão dentro da literatura brasileira, os nomeados “imortais” são os ocupantes dessas posições, para se ter uma noção, aqui vão alguns exemplos: Adelino Fontura, Coelho Neto, Aluísio de Azevedo, Ruy Barbosa, Machado de Assis, entre outros nomes com obras destacadas dentro da literatura brasileira.

O neurocirurgião recebeu consideráveis 24 votos dos 34 disponíveis, uma gratificação um tanto almejada pelos delingentes da área. Os grandes feitos apontados pelos indivíduos já ocupantes, ajudam nesse processo de escolha, com uma biografia bastante extensa, Niemeyer possui destaque na neurocirurgia, onde já nomeado até mesmo membro fundador.


Foto: Joaquim, Niemeyer e Daniel respectivcamente. Reprodução/Instagram.


 

A votação se deu entre três nomes bem relevantes além do prendado é claro, o Indígena Daniel Munduruku, fora um dos destaque, por ser o primeiro de sua etnia a ocupar uma cadeira da ABL, além de Joaquim Branco outro destaque dentro da literatura com mais de 40 obras em seu acervo, só pelo nome dos indicados já pode-se ter uma noção da expertise.

O próprio presidente da academia brasileira de letras, Marco Lucchesi falou sobre a nomeação: “Paulo Niemeyer entra para a Academia Brasileira de Letras como agente da ciência e da cultura, em sintonia com o humanismo e a modernidade.” Um famigerado reconhecimento.

 

https://inmagazine.ig.com.br/post/Afegao-espera-por-visto-humanitario-para-voltar-ao-Brasil

 

https://inmagazine.ig.com.br/post/Papa-agradece-a-jornalistas-por-ajudarem-a-esclarecer-abusos-dentro-da-Igreja

 

https://inmagazine.ig.com.br/post/Manifestantes-protestam-contra-a-fome-em-frente-a-Bolsa

 

 

Niemeyer iniciou sua carreira acadêmica desde muito cedo, graduou-se na faculdade de medicina, uma dos institutos mais ambicionados do Rio de Janeiro a UFRJ. Dedicou alguns anos de residência em neurociência no Institute of Neurology, recebeu nomeações já dentro do meio academia como o Chefe de serviço em Neuro-tomografia e se destacou pela sua nova técnica de microcirurgia de nevralgia, sua biografia é bastante extensa e sua mais recente aquisição é a cadeira da ABL, esta que irá ganhar um destaque dentro da historio de Paulo Niemeyer Filho.

 

Foto destaque: Academia Brasileira de Letras. Reprodução: Biblioo.

Mais Lidas