Beleza

Pele: tudo que precisa saber sobre as sardas

22 Jul 2022 - 20h55 | Atulizado em 22 Jul 2022 - 20h55
Pele: tudo que precisa saber sobre as sardas

Nos últimos tempos as sardas ganharam espaço nas redes sociais, por serem consideradas uma beleza extra, e até mesmo feita das pintinhas, um charme evidenciado por influenciadoras nas makes, as manchinhas pequenas marrons na pele, são raras de ser ver naturalmente. Para que você tire todas as suas dúvidas sobre as sardas na pele, separamos tudo sobre o assunto. Confira abaixo e fique por dentro de tudo essas pintinhas tão famosas!

O que realmente são as sardas?

São manchinhas causadas pelo excesso de melanina na pele. Explicação: A melanina é produzida pelos melanócitos, que se encontram na epiderme e são responsáveis ​​pelo pigmento que dá cor à pele. As famosas manchas são mais comuns em pessoas de pele clara, ruivos e pessoas com predisposição genética, pele negra também pode ter sardas, porém é mais raro. No entanto, a principal causa das sardas é a exposição excessiva ao sol, principalmente após queimaduras – aquelas que causam vermelhidão e descamação.


Modelo com sardas em todo rosto (Foto: Reprodução/ Pinterest)


Como identificar das outras manchas?

As sardas são pequenas manchas marrons que aparecem nas áreas do rosto, como nariz e maçãs do rosto. Diferem de outras manchas principalmente pela cor e tamanho de cada pintinha formada e agrupada.  Dito isso, embora as sardas sejam características, se você estiver em dúvida, é melhor consultar um especialista, pois elas podem estar relacionadas outros tipos de manchas.


Modelo com sardas em todo rosto (Foto: Reprodução/ Pinterest)


Sardas são motivo de preocupação?

Quando se trata de sardas, não há motivo para se preocupar com sua saúde. A maioria das pintinhas aparecerá em locais como nariz, pescoço, ombros e maçãs do rosto são as áreas principais.

Podem ser removidas?

É difícil dizer que as pintinhas podem ser completamente removidas. Para quem tem esse desejo e incomodo, possui tratamentos estéticos mais invasivos, como lasers, podem remover as manchas de forma mais eficaz.


Modelo com sardas em todo rosto (Foto: Reprodução/ Pinterest)


Três dicas de ouro para cuidar das sardas

  1. Não é recomendado o uso produtos clareadores diretamente nas sardas, evite na sua rotina de cuidados com a pele.
  2. Protetor solar é seu amigo para usar todos os dias.
  3. Procure um especialista para montar uma rotina específica de cuidados para o seu tipo de pele.

Skincare no rosto com sardas (Foto: Reprodução/ Pinterest)


Agora que você já entende tudo sobre essas pintinhas tão famosas, compartilhe com seus amigos e familiares sobre o assunto! 

Foto destaque. Modelo ruiva com sardas. Reprodução/Freepik.