Esportes

Perto de estreia do Atlético Mineiro, Paulinho possui recordes na Libertadores

21 Fev 2023 - 19h52 | Atulizado em 21 Fev 2023 - 19h52
Perto de estreia do Atlético Mineiro, Paulinho possui recordes na Libertadores

Nesta semana Paulino, um dos principais reforços do Atlético-MG para esse ano, vive um momento especial. Após um longo período na Europa, o jogar volta a entrar em campo pela Libertadores, maior competição do continente. Na quarta-feira (22), o Galo estreia na segunda fase contra o Carabobo, às 21h30 (Brasília), em Caracas.

No ano de 2018, atuando pelo Vasco, Paulinho se converteu o primeiro jogador nascido nos anos 2000 a marcar um gol na Libertadores. O gol foi contra o Universidad Concepción (CHI) na fase de grupos da competição daquele ano.

Paulinho relembrou o momento em uma entrevista para à Rádio Itatiaia, “eu já tinha jogado pelo Vasco em 2018, eu inclusive joguei meu último jogo pelo Vasco pela Libertadores, contra o Cruzeiro, aqui em Minas Gerais. Eu me lembro que eu fui o primeiro jogador dos anos 2000 a marcar pela Libertadores. Eu fico muito feliz com esse recorde, e agora poder jogar a Libertadores pelo Galo”.


Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Paulinho


Paulinho possui vários recordes, entre eles: jogador mais jovem a atuar na era profissional do Vasco; jogador mais jovem a fazer gol no século XXI; primeiro jogador da geração 2000 a fazer gol no Brasileiro e Libertadores; jogador mais jovem a marcar um gol pelo Vasco na Libertadores e por último jogador mais caro da história do Vasco da Gama.

Com 17 anos, Paulinho iniciava sua segunda temporada como profissional pelo Vasco. E fevereiro de 2018, marcou um gol e realizou uma assistência na vitória do Vasco por 2 a 0 sobre o Universidad de Concepción.

Nesta mesma temporada, o atacante encerrou sua passagem pelo time cruzmaltino justamente contra o Cruzeiro, no Mineirão, Belo Horizonte, numa partida válida pela fase de grupos do torneio continental.

O jogador foi vendido ao Bayer Leverkusen, da Alemanha, por 18,5 milhões de euros, Paulinho não teve sucesso na Europa. Ele foi prejudicado por uma grave lesão ligamentar no joelho, no meio de 2020. De volta ao território brasileiro, Paulinho espera reencontrar o nível que o levou ao exterior.

Na próxima quarta-feira (22), às 21h30 (Brasília), o Atlético Mineiro enfrenta o Carabobo, da Venezuela pela segunda fase da competição. Paulinho estará disponível para o jogo e terá uma nova dupla de ataque. O jogador Hulk testou positivo para a Covid-19, e ficou de fora da lista de relacionados para a partida. Vargas e Pavón, possíveis substitutos, também não viajaram pois precisam cumprir suspensão.

Foto destaque: Paulinho sendo apresentado ao clube mineiro. Reprodução/Instagram