Notícias

Pesquisa XP/Ipespe: 35% dos eleitores dizem achar ex- presidente Lula honesto

03 Jun 2022 - 21h02 | Atulizado em 03 Jun 2022 - 21h02
Pesquisa XP/Ipespe: 35% dos eleitores dizem achar ex- presidente Lula honesto

Uma pesquisa do Instituto Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (03), aponta o ex-presidente Lula (PT) como o pré-candidato mais honesto, competente e inteligente. O levantamento foi realizado por telefone e ouviu mil pessoas, entre os dias 30 e 31 de maio e 1 de junho, onde 35% dos eleitores veem a honestidade mais presente no petista, contra 30% em Bolsonaro (PL), 11% em Ciro Gomes (PDT) e 6% em Simone Tebet (MDB). André Janones, Vera e Pablo Marçal, todos com 1%. Ficou em 7% o percentual de eleitores que não escolheram qualquer candidato.

De todas as características de um político citadas no levantamento, Lula só não lidera no quesito pulso firme, quando ficou numericamente atrás de Jair Bolsonaro (PL), mas tecnicamente empatado pela margem de erro.  A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-02893/2022. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais.


No quesito honestidade, o ex-presidente ficou com 35%. (Reprodução/Ipespe)


Para os entrevistados, a característica mais atribuída a Lula é sua experiência, com 46% das citações. Logo em seguida vem a preocupação com o povo, apontada por 45% dos eleitores. A competência foi citada por 43%, e o equilíbrio teve 40% das menções.

Nas avaliações do governo, o grupo que considera o getão de Jair Bolsonaro como ruim ou péssimo oscilou um ponto para baixo, indo de 51% para 50%, em um recuo acumulado de 5 pontos percentuais desde o início de 2022. Esta é melhor marca para governo desde junho de 2021.

Os que consideram a administração como boa ou ótima ficaram estáveis em 31%, enquanto os que a avaliam como regular oscilaram de 17% na semana anterior para 18% agora.

A pesquisa também apontou a rejeição dos eleitores aos pré-candidatos, o presidente Bolsonaro surge como o nome mais rejeitado pelos brasileiros nestas eleições, com 59% de reprovação a sua pré-candidatura. Em seguida aparece Lula, com 43%, e Ciro com 40%.

 

Foto destaque: Na simulação de segundo turno, o ex-presidente e o atual mantiveram o percentual registrado na semana anterior: 53% e 35%, respectivamente. Reprodução/Veja.