O Observatório Internacional de Futebol (CIES) divulgou nessa quarta (26) um estudo que lista os jogadores sub-20 mais promissores do mundo, considerando a experiência desses jogadores na elite. A classificação geral foi montada com base em minutos em jogos oficiais, nível esportivo e desempenho nos últimos 365 dias. Foram levados em consideração 200 jogadores de 75 ligas nacionais, separados por posição.
Considerando os melhores de cada posição, o time ideal contaria com Plamen Andreev (Levski Sofia), Rico Lewis (Manchester City), António Silva (Benfica), Zeno Debast (Anderletch), Alejandro Balde (Barcelona), Arthur Vermeeren (Royal Antwerp), Pablo Gavi (Barcelona), Bilal El Khannouss (Genk), Ângelo Gabriel (Santos), Marcos Leonardo (Santos) e Matheus Martins (Watford).
CIES aponta quem são os jogadores sub-20 mais experientes do mundo em cada posição (Reprodução/Instagram)
O top 10 conta com 5 jogadores que foram convocados para a Copa do Mundo de 2022 no Catar: Gavi, Bellingham, António Silva, Balde e Moukoko. Os dois primeiros ocupam o topo da lista, e até foram titulares de suas seleções.
Outro destaque fica para a presença de 4 brasileiros na lista: Marcos Leonardo, Vitor Roque, Endrick e Ângelo, com os 3 centroavantes ocupando o topo da lista de atacantes mais experientes. Todos chegaram a atuar pelos estaduais, campeonato nacional, copa nacional e pelas copas intercontinentais, além da convocação de Vitor Roque para o amistoso contra Marrocos, pela seleção principal.
Top 10 dos centroavantes sub-20 mais experientes do mundo (Reprodução/Instagram)
O volante Andrey Santos, do Vasco, aparece na décima segunda posição, e o atacante Matheus Martins, do Watford, aparece na décima oitava posição, completando o top 20. Fora do top 20, aparecem o zagueiro Robert Renan, do Zenit, e o meia Matheus França, do Flamengo.
Confira a lista dos 10 jogadores mais promissores do mundo pelo CIES:
1. Pablo Gavi (Barcelona)
2. Jude Bellingham (Borussia Dortmund)
3. Marcos Leonardo (Santos)
4. António Silva (Benfica)
5. Vitor Roque (Athletico-PR)
6. Alejandro Balde (Barcelona)
7. Milos Kerkez (AZ Alkmaar)
8. Endrick (Palmeiras)
9. Ângelo (Santos)
10. Youssoufa Moukoko (Borussia Dortmund)
Foto destaque: Ângelo e Marcos Leonardo. Reprodução/Instagram