A marca de moda Pierre Cardin está passando por um importante processo de reposicionamento de imagem desde a morte de seu criador, há pouco mais de três anos. Como parte dessa estratégia, a marca realizou seu primeiro desfile em 30 anos em março deste ano, em Paris, e vem promovendo concursos para premiar estudantes de moda ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Na última terça-feira (09), em São Paulo, a marca realizou a final da versão local do concurso, que consagrou @lethviol, da FAAP, como grande vencedora.
Durante o concurso, apresentou sua coleção de inverno 2023 no Brasil como parte de sua estratégia de marketing para recuperar sua relevância histórica e se adaptar ao mercado mais sustentável. Com mais de 70 looks, a coleção apresentou uma variedade de estilos, incluindo alfaiataria sóbria e vestidos brilhosos e estruturados, todos com os recortes e moldes geométricos que são a marca registrada de Cardin. Em busca de nova liderança criativa e participação em eventos, a marca busca ganhar visibilidade e atrair a atenção do mercado da moda.
A vencedora Letícia Porto da edição brasileira do concurso Pierre Cardin Young Designers Contest. Reprodução/Instagram/@PierreCardin
Apesar de ter desempenhado um papel fundamental na revolução da moda com a introdução de roupas de corte reto e produção em série, a marca Pierre Cardin tem perdido sua relevância ao longo dos anos. Essa perda de destaque é atribuída, em grande parte, aos licenciamentos que permitiram que a grife ganhasse dinheiro, mas acabou comprometendo sua exclusividade e posicionamento no mercado.
O sobrinho-neto de Pierre Cardin, Rodrigo Basilicati-Cardin, lidera o ateliê da grife e tem investido no projeto Pierre Cardin Young Designers, que busca talentos ao redor do mundo para integrar a equipe de estilo em Paris. A vencedora no Brasil, Letícia Porto, ganhará um estágio de três meses pago pela marca na capital francesa. Em entrevista à FFW, ele comentou sobre o concurso que "O impacto será midiático no Brasil. Vai fazer com que os jovens comecem a falar dessa velha guarda da moda que retorna, pra eles também. E eu também preciso desses jovens e alunos porque quero respirar no conhecimento deles."
Foto Destaque: Pierre Cardin Inverno 23. Reprodução/Instagram/@PierreCardin