Turismo

Planetário do Ibirapuera abrirá domingo e contará com programação especial.

13 Mai 2022 - 20h10 | Atulizado em 13 Mai 2022 - 20h10
Planetário do Ibirapuera abrirá domingo e contará com programação especial.

No próximo domingo (15), o parque do Ibirapuera terá programação especial devido ao eclipse lunar total, quem for no planetário do Ibirapuera, além de conseguir ver o fenômeno, poderá contar com aulas de ioga, observar o satélite natural com ajuda de telescópio e contará também com sessões na cúpula acompanhadas por astrônomos (gratuitas e pagas), o evento começa às 19h e vai até as 3h da segunda-feira (16). 



Foto: Planetário do Ibirapuera. (Reprodução/Instagram Oficial)


 O eclipse lunar total poderá ser visto em uma projeção na fonte do lago do Ibirapuera, a projeção irá começar as 22h e será possível ver a transmissão ao vivo, já às 00h20 e 01h20, ao redor do lago ocorrerão aulas de ioga, tudo isso poderá ser feito de forma gratuita. 
 
Na cúpula do planetário, se você quiser entender melhor como funciona um eclipse lunar total ocorrerá dois espetáculos, durante 40 minutos uma astrônoma explicará a importância cultural dos eclipses, se chama "Tem uma sombra na Lua". Os ingressos serão gratuitos, porém precisa agendar no site, serão duas sessões, uma às 19h e outras às 21h. 
 
Em uma sessão mais curta, astrônomos irão explicar como será a observação do eclipse, irão explicar também quais serão as constelações que estarão visíveis. A sessão se chama "O céu do eclipse lunar" e terá apenas 15 minutos. Os ingressos poderão ser adquiridos pelo site ou bilheteria do planetário e custam R$20 (inteira) e R$10 (meia), as sessões contaram com intervalo de 30 minutos e começara às 22h e vai até 3h. 
 
O eclipse lunar, também chamado de Lua de sangue, tem esse nome graças ao aspecto vermelho, quando a lua entra na sombra da terra, o satélite fica vermelho. Ao contrário de eclipses solares, que só é visível através de óculos especiais para evitar lesões, o eclipse lunar pode ser visto a olho nu, um próximo eclipse só acontecerá em novembro, porém, não poderá ser visto no Brasil. 

Foto destaque: Planetário do Ibirapuera. Reprodução/Instagram Oficial