Esportes

Polônia bate Suécia e vai à Copa do Mundo

29 Mar 2022 - 21h35 | Atulizado em 29 Mar 2022 - 21h35
Polônia bate Suécia e vai à Copa do Mundo

A Polônia venceu a Suécia por 2 a 0, nesta terça-feira, pela final dos playoffs das Eliminatórias Europeias e se classificou para a Copa do Mundo do Qatar. No Estádio Slaski, em Chorzów, os gols saíram somente na segunda etapa. Robert Lewandowski, atual melhor jogador do mundo, abriu o placa de pênalti e Zielinski completou após falha defensiva da Suécia. Como a Rússia foi desclassificada das eliminatórias europeias, como parte das sanções devido a guerra com a Ucrânia, a Polônia teve seu caminho encurtado e foi direto para a decisão contra os suecos.   

As duas seleções possuem o mesmo estilo de jogo, com pouca posse de bola e ausência de criação em espaço curto. Elas se dedicam a organização defensiva e buscam o contra-ataque. Assim, mesmo se lançando ao ataque, o primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio e sem grandes chances para ambas as equipes. Ainda na etapa inicial, houve queda de energia no estádio, mas a arbitragem seguiu até o fim dos primeiros 45 minutos. A energia foi restabelecida poucos minutos antes do retorno das equipes para a etapa complementar.


Lewandowski cobra pênalti para abrir o placar. (Foto: Reprodução/Getty Images)


Porém, logo no início do segundo tempo as coisas mudaram. Krychowiak, que havia entrado há pouco no jogo, sofreu falta dentro da área e Lewandowski converteu a penalidade. Em busca do empate, a Suécia chegou a pressionar os adversários, mas sem sucesso. Quem marcou, novamente, foi a Polônia. Aos 27 minutos, Danielson falhou na defesa e Zielinski bateu com categoria para carimbar o passaporte polonês para o torneio, que acontece no fim do ano.

O veterano Zlatan Ibrahimovic, com 40 anos, ficou a maior parte do jogo no banco de reservas. Aos 35 minutos, ele entrou em campo, mas não teve nenhuma chance de marcar seu gol e mudar o cenário para os suecos. Muito provavelmente, essa foi a última chance do jogador de disputar uma Copa do Mundo com a Suécia, visto a idade avançada.

Ambas as seleções ainda não têm compromissos definidos, porém, as tendência é que usem a próxima Data Fifa para jogar amistosos.

Foto destaque: Lewandowski comemora gol da Polônia. Reprodução/Getty Images