Notícias

Presidente Putin diz que sanções feitas por países ocidentais cumpriram com o objetivo

18 Abr 2022 - 18h26 | Atulizado em 18 Abr 2022 - 18h26
Presidente Putin diz que sanções feitas por países ocidentais cumpriram com o objetivo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta segunda-feira (18), que os países ocidentais concluíram seu objetivo de impor sanções contra o país que governa, devido o confronto contra a Ucrânia. O que ele define ter chegado ao ponto de "deterioração da economia do Ocidente".

Os países ocidentais organizaram diversas sanções contra o sistema corporativo e financeiro russo desde que Putin iniciou a guerra contra os ucranianos, em 24 de fevereiro, o que é determinado pelo Kremlin (Fortaleza dentro da capital da Rússia) de "operação militar especial".

"As sanções cumpriram os objetivos de seus perpetuadores. Eu falo sobre a inflação crescente, o desemprego, e a piora da dinâmica econômica nos Estados Unidos e na Europa, diminuição nos padrões de vida dos europeus e a desvalorização de suas reservas", destacou Putin.


Marca do McDonald´s que já foi a maior rede do mundo em Moscou, foi obrigada a suspender seus serviços na Rússia, em decorrência ao confronto. (Foto: Getty Images/Reprodução)


Para os altos funcionários do governo, Putin ressaltou que a Rússia precisa acelerar o processo de utilização de moedas nacionais no comércio exterior sob as novas condições.

O presidente explica: "A Rússia deve usar seu orçamento para apoiar a economia e a liquidez em condições de contratação de empréstimos, embora os cortes de taxas do Banco Central tornem os empréstimos mais baratos".

"Sei sobre as discussões contínuas entre o Banco Central e o governo. No entanto, em uma situação de queda objetiva do crédito, o orçamento deve apoiar ativamente a economia e preenchê-la com recursos financeiros, manter sua liquidez", disse ainda o presidente.

"E temos todas as opções de fazê-lo, é claro que devemos fazer com todo cuidado, pois estamos constantemente discutindo com o ministro (da Economia da Rússia). Mas, no primeiro trimestre do ano corrente, atingimos o nível recorde de superavit orçamentário. Precisamos de medidas extras aqui. E devemos implementar no momento em que a economia mais precisar", assegurou.

Foto em destaque: Putin confirma que as sanções ocidentais contra a Rússia atingiram seus objetivos. (Mikhail Klimentyev/ Kremlin via REUTERS)