Esportes

Presidente da Fifa pedirá a confederações para que em todos os países tenham estádios com o nome de Pelé

02 Jan 2023 - 12h45 | Atulizado em 02 Jan 2023 - 12h45
Presidente da Fifa pedirá a confederações para que em todos os países tenham estádios com o nome de Pelé

O presidente da Federação Internacional de Futebol, Gianni Infantino, marcou presença na Vila Belmiro nesta segunda-feira (2) para prestar homenagens ao Rei Pelé. O mandatário teve breve contato com os jornalistas presentes no local e disse que irá pedir para que as confederações que fazem parte da entidade deem o nome do maior jogador de futebol da história a pelo menos um estádio de seus países.

"Com muita emoção, tristeza, mas também com sorriso porque ele nos deu muitos sorrisos. Como Fifa, vamos homenagear o "Rei" e pedimos para que o mundo inteiro respeite um minuto de silêncio. Vamos pedir para que todos os países do mundo tenham pelo menos um estádio com o nome do Pelé para que as crianças saibam a importância dele", disse o dirigente em aspas reproduzidas pelo site "ge.globo".

Infantino também teve um momento de contato com Edinho, filho do craque e ex-jogador do Santos, durante a cerimônia.


Gianni Infantino cumprimenta Edinho, filho de Pelé (Foto: Reprodução/Twitter)


O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, e o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, também marcaram presença no lugar para prestarem homenagens ao Rei do Futebol. O dirigente brasileiro concedeu entrevista e falou sobre uma oportunidade que teve de ver Pelé jogar quando ainda era criança.

"Inesquecível, eu tinha 13 anos, mas desde os 9 já ouvia os feitos do Pelé. Era muito difícil ter televisão naquele período, mas a gente ouvia no rádio. O Santos foi jogar em Ilhéus conta a seleção de ilhéus e eu pedi ao meu pai que me levasse para o jogo. É um momento que eu jamais vou esquecer. O Santos venceu por 3 a 1 e ele fez o terceiro gol. A torcida ia a loucura sempre que o Pelé pegava na bola. Acho que todo mundo era Santos, mesmo sendo ilheense", afirmou Ednaldo Rodrigues.


Rei Pelé é velado na Vila Belmiro (Reprodução/Twitter)


O corpo do Rei Pelé está sendo velado no gramado do estádio da Vila Belmiro, como era o desejo do ex-jogador. A cerimônia é aberta ao público e tem duração de 24 horas. O sepultamento acontece em seguida, na próxima terça-feira (3).

 

Foto destaque: Gianni Infantino, presidente da Fifa. Divulgação/Fifa.

Mais Lidas