Tech

Primeira entrega de comida com veículo autônomo é realizada na Califórnia

17 Mai 2022 - 10h00 | Atulizado em 17 Mai 2022 - 10h00
Primeira entrega de comida com veículo autônomo é realizada na Califórnia

A Uber lançou nesta segunda-feira (16) a primeira entrega de comida a partir do uso de veículos autônomos na Califórnia. O serviço foi utilizado para a entrega de alimentos pelo aplicativo Uber Eats. As entregas são feitas com carros autônomos e por robôs controlados por pilotos nas calçadas. Por enquanto, há apenas a possibilidade dessa forma de entrega em Santa Mônica e West Hollywood. 

Segundo a Uber, os robôs que fazem o deslocamento dos alimentos até os clientes são fornecidos pela empresa Serve Robotics. Já os carros autônomos são uma parceria da Uber com a Motional, que é uma joint-venture de tecnologia de direção autônoma entre Hyundai e Aptiv, que foi lançada nesta segunda. 

Uma joint-venture é a união entre duas ou mais empresas que juntas se propõem a realizar um projeto ou criar uma nova empresa. A partir disso, elas visam uma forma de explorar e criar uma nova atividade econômica. 


 

Carro autônomo utilizado para entregas (Foto: Reprodução/Motional)


Nessas novas formas de entrega recém lançadas, os robôs e os carros autônomos, possuem algo em comum. Ambas são controladas e monitoradas por operadores humanos, durante a realização das entregas. A empresa de transporte está numa fase em que utiliza pouco desses lançamentos, ainda ocorre em baixa escala. A Uber acredita que ainda levará tempo para que se torne algo em grande escala. Até que seja mais testado e aprovado pelas pessoas. 

Os modelos IONIQ 5 da Motional, modelo do carro autônomo que realiza a entrega, possuem um compartimento no banco de trás para que o funcionário do restaurante posicione o pacote.

O consumidor precisa digitar um código quando o carro estacionar para fazer a retirada da encomenda. Os operadores humanos também estarão atentos a todo momento para interferir remotamente caso necessário. 

As entregas autônomas ainda estão sendo aprimoradas de pouco em pouco. Então, com o tempo elas vão melhorando a sua tecnologia para quem sabe, talvez, nem preciso seja mais operadores humanos no controle.

Foto Destaque: Marca Uber Eats que realiza entrega de comidas. Reprodução/Uber Eats