Tech

Profissão em alta para o metaverso - designer de avatar

19 Abr 2022 - 20h46 | Atulizado em 19 Abr 2022 - 20h46
Profissão em alta para o metaverso - designer de avatar

A realidade exponencial do metaverso invadiu o mundo e traça novas projeções profissionais. Algumas profissões antes desse boom da realidade virtual acontecer já eram as almejadas por grandes números de pessoas, e após inovações surgidas em 2020 algumas profissões em específico ficaram mais em evidência, como é o caso da designer de avatares. 

Explicando um pouco mais sobre as atividades desempenhadas dessa função com exclusividade para a realidade do metaverso, o eleito Under 30 no ano de 2020 e consultor de designer 3D Cairê Moreira concedeu uma entrevista à Forbes detalhando a profissão. 

Cairê desenvolveu e vem utilizando um avatar criado como projeto próprio intitulado Princess Ai, mas tem em sua case diversos outros projetos como coleções desenvolvidas para a Renner em que tem como influenciadora digital a Rennata. E o designer explicou o que está por trás das dinâmicas de criação e a necessidade de buscar propósito para os projetos, "É importante começarmos falando de utilidade. Quando entendemos para que serve ou que problema queremos resolver com a criação de uma nova solução, conseguimos dar um sentido e usabilidade com maior clareza. Desta forma, devemos pensar que o Avatar pode ser criado para finalidades distintas”.


Avatar criado por Cairê Moreira (Foto:Reprodução/Instagram)


Avatares são influenciadores digitais que assumem formas humanas que são utilizados como meio de engajamento e interação com o público.

Com a expansão do mundo virtual, o designer reforça a necessidade dos espaços para os influenciadores digitais, “O metaverso é uma evolução e expansão da experiência digital onde vamos nos relacionar com outras pessoas. Quando pensamos em relacionamentos, caímos em conceitos básicos como: Como eu me identifico neste mundo? Como me expresso neste mundo? Então, seja metaverso como imaginamos hoje, ou o desdobramento de como ele será no futuro, a identidade e a expressão serão inevitáveis, pois precisamos disso para nos relacionarmos”.

Com o crescimento exponencial do ambiente virtual, Cairê em entrevista ainda revela que acredita que as tendências do mundo digital se ampliem para todas as áreas do mundo real.

 

Imagem em destaque: Avatar Princess Ai. Reprodução Forbes