Notícias

Putin não responde ao pedido de encontro de Papa Francisco

03 Mai 2022 - 14h34 | Atulizado em 03 Mai 2022 - 14h34
Putin não responde ao pedido de encontro de Papa Francisco

Nesta terça-feira (03) o Papa Francisco disse em entrevista que solicitou uma reunião em Moscou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, com a intenção de parar a guerra na Ucrânia, mas não recebeu resposta do governante.

Em uma entrevista ao jornal italiano "Corriere Della Sera", o Papa, que também fez uma visita sem precedentes à embaixada russa quando a guerra começou, pediu ao principal diplomata do Vaticano que enviasse uma mensagem a Putin cerca de três semanas após o início do conflito.  "Certamente, era necessário que o líder do Kremlin permitisse uma abertura. Ainda não recebemos uma resposta e continuamos insistindo", e acrescentou: “Temo que Putin não possa e não queira ter esta reunião neste momento. Mas como você pode não parar tanta brutalidade?”.


Papa Francisco. Foto: Alberto Pizzoli/AFP


Francisco, de 85 anos, ainda não havia se pronunciado sobre o assunto desde o início do conflito em fevereiro, mas afirmou que o primeiro-ministro húngaro, Victor Orban, disse-lhe, no fim de abril, que o presidente da Rússia, planeja encerrar a invasão da Ucrânia em 9 de maio – feriado do “Dia da Vitória” da Rússia. “Orban, quando o encontrei, me disse que os russos têm um plano, que tudo terminará em 9 de maio”, disse o Papa Francisco.

Imagem destaque: Papa Francisco e Vladimir Putin trocaram presentes durante visita do presidente russo ao Vaticano - 04/07/2019 Vatican Media/Reuters