Esportes

Rafaela Silva e Mayra Aguiar são indicadas a Melhor Judoca de 2022

12 Jan 2023 - 20h06 | Atulizado em 12 Jan 2023 - 20h06
Rafaela Silva e Mayra Aguiar são indicadas a Melhor Judoca de 2022

As judocas brasileiras Rafaela Silva e Mayra Aguiar foram indicadas ao prêmio de Melhor Judoca de 2022 da Federação Internacional de Judô. A votação é aberta ao público e pode ser feita pelo site da federação até 31 de janeiro. O resultado será anunciado em 5 de janeiro durante o Grand Slam de Paris – competição que contará pontos para a classificação nas Olimpíadas de 2024.

Mayra e Rafaela foram campeãs do mundo em 2022. Mayra venceu a chinesa Zhenzao Ma na final no Uzbequistão da categoria até 78kg e chegou ao tricampeonato mundial, após ser campeã também em 2014 e 2017. Ela ficou em terceiro lugar no Grand Slam de Jerusalém em dezembro e terminou o ano em primeiro lugar no ranking mundial de sua categoria.

Rafaela Silva fechou 2022 em sexto lugar na classificação mundial feminina de até 57kg. A judoca venceu a japonesa Haruka Funakubo no Uzbequistão e se tornou bicampeã mundial, junto à conquista de 2013. Além disso, foi ouro no Pan-Americano realizado em Córdoba, voltando ao topo após dois anos suspensa por doping.

As três outras concorrentes ao prêmio também foram ouro no campeonato mundial de 2022. A japonesa Uta Abe é tricampeã mundial, foi campeã nos últimos Jogos Olímpicos e está em quinto lugar no ranking mundial para sua categoria, de até 52kg. A croata Barbara Matic é bicampeã mundial na categoria até 70kg e assume o primeiro lugar na classificação, bem como a francesa Romane Dicko na categoria acima de 78kg.

O Brasil também recebeu indicações em outras categorias na premiação de Melhores do Ano. Guilherme Schimidt concorre a Atleta Revelação e, Andrea Berti e Sarah Menezes, a Melhor Treinador. A dupla assumiu a seleção feminina em 2022 e teve o resultado de 32 medalhas na temporada. Os ouros de Mayra e Rafaela e a prata de Beatriz Souza no Uzbequistão foram o melhor resultado da história da seleção feminina em mundiais.



A votação pode ser feita no site https://awards.ijf.org mediante um cadastro no site da FIJ. Cada usuário pode votar uma vez a cada 24h.

 

Foto Destaque: Rafaela Silva e Mayra Aguiar comemorando vitórias. Reprodução: Instagram/@mayraaguiarjudo e @rafaelasilvaa

Mais Lidas