Notícias

Rainha Elizabeth II comemora 70 anos de reinado

03 Fev 2022 - 16h33 | Atulizado em 03 Fev 2022 - 16h33
Rainha Elizabeth II comemora 70 anos de reinado

No domingo (6), a Rainha Elizabeth II alcançou o marco histórico de 70 anos de reinado, no momento em que suas aparições públicas são menos frequentes, após problemas de saúde registrados a partir de outubro. A monarca assumiu o posto de seu pai, o Rei George VI, quando ele morreu de câncer aos 56 anos de idade em 1952. Elizabeth tinha 25 anos.

Aos 95 anos, Elizabeth permanece no poder até hoje tendo vivenciado fatos históricos como a chegada do homem à Lua, diversas trocas de presidente, guerras e a morte de membros de sua família.

Há 68 anos comandando a corte inglesa, a soberana bateu o recorde de uma rainha com mais tempo de trono, que antes pertencia a sua tataravó, Vitória. 

Tradicionalmente, 6 de fevereiro é um dia de descanso para Elizabeth em sua propriedade de Sandringham. Neste ano, porém, a viagem para a casa de campo foi adiada devido à disseminação da variante ômicron. Ela costuma passar dois meses na propriedade, a partir da época do Natal e Ano Novo.

 


(Foto: Ruas de Londres decoradas com emblema da comemoração do Jubileu de Platina - Criado pelo estudante de designer grafico Edward Roberts -Reprodução/The Royal Family)


A Casa Real anunciou que as comemorações do Jubileu de platina, ou seja dos 70 anos de reinado, acontecerão entre os dias 2 e 5 de junho e serão repletas de atividades.

Entre eles o Platinum Pudding Competition, um concurso de culinária que se propõe a descobrir uma nova sobremesa dedicada à rainha. 

O tradicional "Trooping the Colour", ou Desfile do Estandarte, que celebra o aniversário da rainha, que acontece no dia 6 de junho, vai abrir o fim de semana prolongado com 1.400 soldados, 200 cavalos e 400 músicos.

No dia 4 de junho, está previsto um grande concerto no Palácio de Buckingham. Por último, no diia 5 quase 200.000 almoços do jubileu, um deles em Windsor, pretendem bater o recorde mundial de maior piquenique, com quase 1.600 participantes.

Durante o feriado haverá um Platinum Jubilee Pageant criado para contar a história do reinado da rainha, com dançarinos, bandas marciais, tropas e trabalhadores, todos tomando as ruas de Londres.


Foto Destaque: Rainha Elizabth II Reprodução/The Royal Family