Durante a tempestade da última sexta-feira (10), o Cristo Redentor foi atingido por raios, houve danos apenas no sistema de iluminação e computadores. Uma inspeção realizada no domingo, constatou a queima das luzes que iluminam o Cristo, a Capela Nossa Senhora Aparecida foi também afetada.
“Todo o sistema de iluminação e internet ficou avariado, queimaram os holofotes de LED voltados para o Cristo e as lâmpadas da Capela Nossa Senhora Aparecida, que fica na base do monumento", disse o Santuário.
O monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, permaneceu intacto após a tempestade de raios acertar sua estrutura. Uma equipe de alpinistas foi acionada no domingo (12) para verificar uma possibilidade de dano por toda parte estrutural da estátua, não houve nenhum constatado.
“A inspeção constatou que não houve dano ao monumento”, afirmou o Santuário.
“Nosso símbolo maior, atingido por fortes descargas elétricas, mostrou-se resistente mais uma vez. De forma recorrente atingida por todo tipo de intempéries climáticas, permanece iluminando o céu, resiliente, acolhedor e solidário como cada brasileiro”, afirmou o reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Padre Omar.
Inspeção Cristo Redentor (foto: Reprodução/g1)
Após diversos problemas provenientes de descargas elétricas, em 2020, uma nova coroa que além de fazer parte do monumento, serve também como para-raio, foi instalada quatro vezes maior que a anterior, além de captores e aterramento mais robustos.
“Depois do susto, a certeza de que o esforço realizado diariamente pela Arquidiocese e sua equipe técnica está na direção correta para garantir a preservação da integridade do Cristo Redentor diante do constante desafio cobrado pelo tempo e pela exposição junto à natureza”, afirmou o engenheiro João Racine.
Outro destaque vai para a foto registrada durante a tempestade, na qual, o raio atinge a cabeça do Cristo Redentor, localizado no topo do corcovado, Rio de Janeiro, o registro foi feito pelo fotógrafo Fernando Braga, ele conseguiu captar essa imagem " fascinante" da varanda do seu apartamento, no bairro do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro. Após um ano tentando, Fernando Braga conseguiu a imagem.
“Estou tentando há um ano, foram 600 fotos para conseguir capturar essa imagem” disse Braga em entrevista à Cnn Brasil.
“Na hora que o raio apareceu eu nem estava ali, eu estava tomando banho. A máquina estava programada. Quando eu virei e olhei eu não acreditei! Caramba, caiu na cabeça do Cristo! Daí você treme e parece que o raio caiu em você”, acrescenta.
O Cristo Redentor está localizado no Morro do Corcovado (RJ), além de ser um símbolo Cristão, considerado uma das 7 maravilhas do mundo, o monumento é um cartão postal do Rio de Janeiro e do Brasil, atraindo diversos visitantes ao local.
Foto destaque: Reprodução/Instagram.