Notícias

Raro eclipse solar híbrido ocorre nesta quinta-feira, mas não será visto no Brasil

19 Abr 2023 - 17h51 | Atulizado em 19 Abr 2023 - 17h51
Raro eclipse solar híbrido ocorre nesta quinta-feira, mas não será visto no Brasil

Sem sombras dúvidas de que esse é o primeiro eclipse solar do ano, sua aparição será na madrugada desta quinta (20), no horário de Brasília. Infelizmente não será possível de ser observar o magnífico fenômeno solar anular no Brasil. O eclipse será híbrido, algo de muita raridade que ocorre somente a cada 10 anos, dependendo do local a ser visto.

Esse evento de eclipse solar acontece quando a Lua se posiciona diante do Sol e a Terra de lançando assim uma sombra sobre a Terra, que encobre a lua e barra a inserção de luz solar que chegue à Terra no chamado eclipse solar parcial ou anular, onde há um alinhamento perante os três corpos celestes, com uma distância mais extensa da Lua em relação ao nosso planeta atmosférico. O resultado é a aparição e a formação semelhante à de um "anel de fogo".

Entretanto, quando observamos que a função da que Lua bloqueia toda a luz do Sol, temos um eclipse solar total. Moradores da Austrália, Timor-Leste e Indonésia aguardam ansiosos a aparição do raro eclipse solar híbrido, fenômeno astronômico imperdível.


Fases do Eclipse Solar Híbrido, Foto: Reprodução/Observatório Nacional, Governo Federal.


Segundo informações oficiais da NASA (National Aeronautics and Space Administration – Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), esse evento terá partida de início próximo das 22h da noite desta quarta-feira (20) no horário de Brasília, atingindo alvo às 1h da manhã da quinta-feira (20).

Segundo o Observatório Nacional, o último eclipse híbrido foi presenciado em novembro de 2013, e o próximo eclipse solar híbrido - depois do deste ano - só acontecerá em novembro de 2031.



Já aqui no Brasil, esse tipo de eclipse solar anular, está prevista para 14 de outubro de 2023. Nos estados da região Norte e Nordeste poderão ver totalmente, enquanto a versão parcial será vista em todo o país.
EUA e a América Central também poderão privilegiar a visão do evento astronômico lunar.

Foto destaque: Eclipse Solar Hibrido. Reprodução/NSC Total.