Saúde e Bem Estar

Realização do teste de alergia é fundamental para um bom diagnóstico e tratamento eficaz

27 Mai 2022 - 09h32 | Atulizado em 27 Mai 2022 - 09h32
Realização do teste de alergia é fundamental para um bom diagnóstico e tratamento eficaz

Está com reação alérgica e precisa fazer um teste de alergia no Rio de Janeiro?

Saiba que um teste de contato é um método de investigação usado para testar uma alergia.

Envolve testar o corpo para os chamados alérgenos, ou seja, substâncias suspeitas de desencadear sintomas alérgicos no corpo da pessoa.

Dessa maneira, é possível descobrir o que desencadeia uma reação alérgica específica.

Confira o que é, e como fazer um teste de alergia em Duque de Caxias no RJ:

Dicas para realizar um teste de alergia

Um teste de alergia deve ser sempre realizado se suspeitar de alergia. Portanto, o médico alergista deverá te avaliar para descobrir exatamente do que se trata sua alergia e como melhor tratá-la.

Primeiramente, você pode fazer um corte temporário de sintomas associados a uma situação específica ou uma substância específica.

Observar a aparência de sua pele depois de comer uma certa refeição.

Os sintomas podem aparecer em diferentes partes do corpo.

Se uma erupção cutânea aparecer na pele, juntamente com o desenvolvimento de bolhas e irritação, um alergista deverá ser consultado.

O inchaço, ou seja, edema, também pode ser um possível sintoma de uma alergia.

Que podem ser causados por:

● Picada de inseto;

● Medicamentos;

● Alimentos;

● Patógenos infecciosos.

Além disso, devem ser considerados sinais como náusea, vômito ou diarreia. Os olhos também podem ser afetados.

Pode ocorrer coceira ou inchaço. Além disso, as vias nasais e a membrana mucosa nasal também podem ser afetadas por alergias.

Se um ou mais desses sintomas forem observados, um alergista deverá ser consultado e realizar um teste de alergia.

Procedimento um teste de alergia

Em geral, um teste de alergia usa diferentes métodos para determinar se há uma alergia a uma determinada substância que está presente.

Pode ser medido se houver anticorpos contra essa substância no corpo, que está lá para combatê-la, porque o corpo a classificou como "tóxica".

Isso geralmente é feito se houver uma suspeita específica de uma alergia, por exemplo, em uma dieta.

Tudo o que é necessário é uma amostra de sangue, que será testada em laboratório especial para tais anticorpos e outros parâmetros associados à gravidade da alergia.

Outro método é trazer potenciais alergias (ou seja, a substância causada por alergias) para realizar um teste de contato direto com o corpo e observar ou medir a reação do corpo a ele.

Neste tipo de teste, são fixadas fitas nas costas do paciente e são realizadas três leituras em 48 horas, 72 e 96 horas. Desta forma o médico alergista terá o resultado e poderá analisar o motivo de sua alergia.

O teste mais conhecido para isso é o teste de picada, onde as alergias são aplicadas na pele lado a lado e a reação é observada após uma pequena fatia.

Há riscos em um teste de alergia?

Dependendo do tipo de teste de alergia, pode ser atribuído a diferentes riscos.

O simples teste de alergia sanguínea não está geralmente envolvido em qualquer risco que não seja um exame de sangue normal.

O teste de contato para descobrir o motivo da alergia também não oferece riscos normalmente, pois não é invasivo, não te causará dor e pode ser realmente muito eficaz.

O risco em realizar um teste de alergia é baixo, pois o corpo só é exposto a uma quantidade muito pequena de alergias quando o teste é realizado.

Portanto, esse tipo de teste de alergia deve ser sempre realizado por um médico alergista.

Em uma situação de risco extremo de vida, o médico está preparado para possíveis complicações e pode facilmente identificá-las e tratá-las com segurança, fornecendo um kit de emergência.

Especialmente quando um teste de alergia é realizado em suspeitos com alergia alimentar, em alguns casos uma reação alérgica retardada só pode ocorrer após o teste.

Portanto, esse tipo de teste de alergia deve ser realizado em uma clínica ou hospital, se possível.

Para se livrar das alergias, você precisa de precisão diagnóstica, ou seja, a identidade de um alergênico particular ou um grupo de provocadores alérgicos.

O teste de alergia é um procedimento diagnóstico específico aplicado após a coleta de informações sobre possíveis alérgenos e a anamnese geral.

O teste de alergia pode ser realizado de diferentes formas, dependendo do grupo de antígeno suspeito, da idade e da condição de saúde do paciente.

Esses testes alérgicos podem ser dérmicos, que são divididos em volume e eficiência, diretos e indiretos, e os testes são realizados de forma surpreendente.

O princípio da realização desses exames é simples: o estímulo putativo é introduzido ao corpo do paciente de diferentes formas, após a qual todas as nuances das reações alérgicas são avaliadas.

Todas as provas são realizadas durante o período de 2,5-3 semanas após o exame final.

O teste de alergia é perigoso?

Como em qualquer método de diagnóstico, os testes são realizados apenas em laboratórios especiais sob supervisão especializada.

Claro, uma reação alérgica não é algo que alguém gostaria de ter, mas na maioria das vezes, é inevitável, na verdade os ensaios são direcionados à sua provocação.

No entanto, não é necessário temer complicações ou outros problemas, pois todos os procedimentos assumem uma introdução mínima de um alérgeno, além disso, sempre têm médicos e medicamentos por perto.

O teste de alergia é um dos componentes-chave de um teste abrangente de alergia.

Tenha em mente que quase todos os tipos de amostras requerem "janela" terapêutica nos 7-10 dias desde que receberam anti-histamínicos, corticosteroides ou sedativos.

Que antígenos ajudarão a identificar um teste de alergia?

As substâncias alérgicas que podem causar uma resposta agressiva do sistema imunológico são divididas nas seguintes categorias:

1- Nutrição

É uma grande lista de produtos, que incluem quase todos os ingredientes alimentares.

A alergia alimentar mais comum se desenvolve na proteína do leite de vaca em crianças menores de dois anos, a resposta adulta aos alimentos provavelmente causará a alergia errada, o que não causa certas substâncias não incluídas no processo do sistema imunológico.

2- Contato

Geralmente é químico, que emite alergias em contato direto com a pele.

3- Infecciosos

Bactérias, parasitas, vírus e outros microrganismos que causam grandes doenças inflamatórias, e depois alergias.

4- Fatores externos

Cabelo animal, pólen de flores, plantas, árvores, poeira, ácaros e mofo.

Onde posso encontrar um alergista em Duque de Caxias-RJ?

Você pode encontrá-lo na Clínica Brasil sem Alergia.

Lá são realizados testes e consultas para identificar e tratar alergias como a urticária, e muitas outras.

A clínica possui um projeto muito bacana, lá são realizados atendimentos gratuitos (a fim de promover a inclusão social) e não gratuitos.

Para realizar os testes ou conhecer a clínica, você pode ir pessoalmente na R. Conde de Porto Alegre, 155 - Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias - RJ, 25070-350.

Ou entrar em contato para agendar consulta no Telefone: +55 (21) 4063-8720 ou

WhatsApp: +55 (21) 99374-2042.

 

Foto destaque: Pessoa com alergia. Reprodução/Divulgação

Mais Lidas