Notícias

Reino Unido se compromete a doar meio bilhão de reais ao Fundo Amazônia

05 Mai 2023 - 19h19 | Atulizado em 05 Mai 2023 - 19h19
Reino Unido se compromete a doar meio bilhão de reais ao Fundo Amazônia

Na manhã desta sexta-feira (5), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se encontrou com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, em Londres. O encontro marcou o primeiro evento da agenda do governo brasileiro antes da coroação do rei Charles III. Durante a reunião, o primeiro-ministro anunciou que o Reino Unido contribuirá com R$500 milhões para o Fundo Amazônia, um fundo que financia projetos de restauração na maior floresta tropical do mundo.

Rishi Sunak, por meio de uma postagem em suas redes sociais, elogiou a liderança de Lula na luta contra as mudanças climáticas. O primeiro-ministro britânico também anunciou que o Reino Unido contribuirá com 80 milhões de libras (equivalentes a R$501 milhões na cotação atual) para o Fundo Amazônia, com o objetivo de combater o desmatamento e proteger a biodiversidade da floresta tropical.



Lula agradeceu ao primeiro-ministro britânico pelo investimento e destacou a importância de "normalizar as relações" entre Brasil e Reino Unido. Ele também afirmou que o futuro pode trazer oportunidades de parcerias ainda mais significativas entre os dois países.