Enquanto aproveita suas férias antes do começo da temporada 23/24, o atacante Vinicius Júnior comemora seu aniversário de 23 anos nessa quarta-feira (12). O atual camisa 7 do Real Madrid recebeu homenagens do clube merengue, que relembrou a sua trajetória pelos últimos 5 anos. Cria das categorias de base do Flamengo, Vini também recebeu os parabéns do seu clube formador.
Publicação do Real Madrid parabenizando Vini Jr (Foto: Reprodução/Instagram/@realmadrid)
Vini começou a sua história no futebol com a camisa do Flamengo. O atacante, nascido em São Gonçalo, vestiu a camisa rubra-negra pela primeira vez em 2006, e foi se destacando conforme ia envelhecendo.
Foi campeão carioca no sub-17, em 2016, e quando subiu para o elenco principal, venceu a Taça Guanabara de 2018. A sua passagem pelo elenco principal do Flamengo durou pouco: Foram 49 jogos, 10 gols marcados e 4 assistências, com uma média de pouco mais de 45 minutos por partida.
Publicação do Flamengo parabenizando Vini Jr (Foto: Reprodução/Instagram/@flamengo)
Em maio de 2017, o Real Madrid chegou a um acordo com o Flamengo, e comprou o atacante por 45 milhões de euros (cerca de R$ 157 milhões). Ainda com 16 anos, Vini só iria para a Europa no ano seguinte, após completar 18 anos. Na época, foi a segunda transferência mais cara do futebol brasileiro, ficando atrás apenas de Neymar, em 2013.
Durante seu período de adaptação, atuou pelo Real Madrid Castilla, time B do clube merengue, onde marcou 4 gols e deu 1 assistência em 5 jogos. Teve um começo conturbado, até que na temporada 21/22, sob a tutela do experiente Carlo Ancelotti, se tornou um dos melhores jogadores do mundo. Até o momento, são 59 gols marcados e 64 assistências em 225 jogos disputados.
Trajetória do atacante na Champions (Foto: Reprodução/Instagram/@championsleague)
Desde que chegou no Real Madrid ele conquistou tudo que era possível na elite do futebol espanhol. Logo no seu ano de estreia foi campeão do Mundial de Clubes, com uma “assistência” para um gol contra na final contra o Al-Ain. No total, foram duas La Liga, uma Copa do Rei, duas Supercopa da Espanha, uma Champions League fazendo o gol do título na final, uma Supercopa da UEFA, e um segundo Mundial de Clubes.
Vini também conquistou títulos enquanto atuava pelas categorias de base do Brasil. Foi campeão do Campeonato Sul-Americano nas categorias sub-15 e sub-17. Jogando na seleção principal desde 2019, o atacante conquistou o seu espaço em definitivo após a temporada brilhante de 21/22, e chegou a vestir a lendária camisa 10 nos dois últimos amistosos da seleção. Com 23 jogos disputados, atualmente possui 3 gols marcados e 3 assistências.
Além das conquistas em campo, Vini Jr se tornou símbolo da luta contra o racismo no futebol, utilizando de todos os ataques contra ele como motivação para se tornar uma lenda do futebol mundial.
Foto destaque: Vinicius Junior com a camisa da Seleção. Reprodução/Instagram/@vinijr