A Fifa anunciou nesta sexta-feira (10) os candidatos ao prêmio de gol mais bonito da temporada 22, o atacante brasileiro Richarlison concorre ao prêmio com o gol de voleio anotado sobre a Sérvia na primeira rodada da Copa do Mundo do Catar.
Além de Richarlison, estão entre os finalistas o francês Payet e o polonês Marcin Oleksy. A entrega do prêmio acontecerá no próximo dia 27 de fevereiro, em Paris, na França.
No dia 24 de novembro a seleção brasileira entrou em campo pela primeira rodada da fase de grupos da copa, o Brasil venceu a Sérvia pelo placar de 2x0, o atacante brasileiro anotou dois gols no jogo, com destaque ao golaço de voleio aos "73" min do segundo tempo, quando Vinícius júnior com um passe de trivela a meia altura achou o pombo na grande área que dominou e girou para anotar um lindo gol de voleio, que foi eleito pela FIFA o gol mais bonito da Copa.
Foi um gol muito bonito. Eu já tinha feito um desse pelo Fluminense e outro parecido pelo Everton. Tive a chance de fazer um gol de tesoura novamente e acho que foi um dos gols mais bonitos da minha carreira, porque foi na Copa do Mundo e em um jogo difícil para nós", disse Richarlison.
Outro concorrente ao prêmio é o polonês Marcin Oleksy, o atleta amputado uniu capacidade de reação e explosão física e qualidade técnica, para registrar um golaço de voleio, o jogador atua no time do Warta Poznan que enfrentou na ocasião o Stal Rzeszow pelo Campeonato Polonês de Futebol de Amputados.
“Espero que o mundo possa ver que estamos fazendo o que amamos fazer. Estou muito feliz pelo esporte. Sinto que não fui só eu quem marcou o gol, mas toda a família do futebol de amputados”, disse Olesksy a FIFA.
Olesksy relembra com muito carinho o gol que o colocou entre os finalistas: “Meu companheiro de equipe Dawid (Novak) recebeu uma bola e, quando vi que ele preparava o cruzamento, sabia que viria em minha direção. Peguei bem na bola, foi um belo chute.” “Depois do chute, acompanhei a bola com os olhos, e vi que ela entrou bem no cantinho. Sempre quis fazer um gol bonito como esse. Dá para perceber que fiquei satisfeito depois do lance. Eu fiquei parado, estufei o peito. Estava muito, muito feliz.”
O terceiro concorrente ao Prêmio Punskás, no Fifa The Besta, é o francês Dimitri Payet, que atua pelo Olympique de Marselha da França. O gol aconteceu nas quartas de final da UEFA Conference League. Após a batida de escanteio com direção a intermediária, Payet acertou um chute de bate-pronto atingindo o ângulo esquerdo do goleiro.
Assim como aconteceu para eleição dos três finalistas, o vencedor será escolhido por votação dos fãs e um painel de especialistas, no site da Fifa.
O jogador da seleção brasileira e do Tottenham poderá ser o terceiro brasileiro a conquistar o prêmio, antes dele, Neymar em 2011 e Weldell Lira, em 2015, levaram o prêmio.