Esportes

Richarlyson, ex-jogador e comentarista, assume bissexualidade

24 Jun 2022 - 16h05 | Atulizado em 24 Jun 2022 - 16h05
Richarlyson, ex-jogador e comentarista, assume bissexualidade

O ex-meio campista e atual comentarista esportivo da Rede Globo, Richarlyson, pela primeira vez publicamente se assumiu bissexual (orientação que engloba a atração sexual ou romântica por mais de um gênero ou sexo). A revelação foi feita no primeiro episódio do podcast “Nos Armários dos Vestiários”, uma série organizada pelo jornalismo da TV Globo que aborda detalhadamente a homofobia e o machismo no futebol brasileiro, no mês da visibilidade.

Numa conversa que durou um pouco mais de duas horas, o multicampeão desabafa. “A vida inteira me perguntaram se sou gay. Eu já me relacionei com homem e já me relacionei com mulher também. (...) Cara, eu sou normal, eu tenho vontades e desejos”, declarou.


Richarlyson em captura pessoal. (Reprodução: Instagram)


O desejo de Richarlyson em ser o primeiro jogador de futebol do cenário brasileiro, em se assumir parte da comunidade LGBT, é mudar o foco das pautas das manchetes para debater e combater a homofobia, mas teme que isso não seja imediato. “(...) o mais importante, que é pauta não vai mudar, que é a questão da homofobia. Infelizmente, o mundo não está preparado para ter essa discussão e lidar com naturalidade com isso”, disse.

Richarlyson teve passagem por grandes clubes, como o São Paulo, que foi campeão mundial em 2005, campeão brasileiro em 2006, 2007 e 2008 e o Atlético Mineiro, onde foi campeão da Copa Libertadores em 2013. Ganhou a Bola de Prata, prêmio individual para os jogadores destaque, em 2007.

O ex-jogador recebeu apoio de torcedores e personalidades reconhecidas no meio futebolístico. O Vasco da Gama, engajado em lutas, foi o primeiro clube a se manifestar.



O jornalista Mauro Cezar Pereira comentou durante seu programa “Bate Pronto”, na rádio Jovem Pan que o posicionamento de Richarlyson ajuda a criar um ambiente propício para debater sobre o assunto e tratar com naturalidade a pauta no meio do esporte e sociedade.

  

Foto de Destaque: Richarlyson. Reprodução: Marcos Ribolli/GE/Globo.