Notícias

Rio 40 graus: o calorão toma conta da Cidade Maravilhosa

09 Mar 2022 - 20h36 | Atulizado em 09 Mar 2022 - 20h36
Rio 40 graus: o calorão toma conta da Cidade Maravilhosa

Grandes cidades do Brasil estão sofrendo com altas ondas de calor durante os últimos meses. Massas de ar quente se espalham pelas capitais, não deixando a chuva cair, com as umidades baixíssimas e a população se virando como pode para aliviar o calor. 

No Rio de Janeiro, os termômetros chegam na casa dos 37 graus quase todos os dias, com a sensação térmica nos 50. O povo carioca há tempos é alvo desse calorão brasileiro, mas ele sempre vinha acompanhado de muitas chuvas, o que não está ocorrendo este ano. Há 15 dias, nuvens não se formam no céu e o vento vem somente dos ventiladores e leques improvisados, para que a rotina consiga ser mantida normalmente. Cada um tenta se adaptar como pode, pois o calor já está começando a ser vilão para a sociedade. 

Esse bloqueio para a entrada de uma frente-fria, acaba fazendo com que o tempo fique mais seco que o normal. Mesmo que o verão seja muito desejado no Estado praiano, as condições climáticas atuais estão sendo prejudiciais à população. Além de não terem muito o que fazer para fugir do maçarico (como os moradores se referem ao sol), as altas temperaturas e a falta de chuva ajudam no desencadeamento de problemas respiratórios, que, junto da poluição, podem levar para quadros mais sérios. 

  

Chuveirão da Maré: 

Na entrada do Parque Ruben Vaz, no Complexo da Maré, foi instalado um chuveirão para que os moradores possam se refrescar de maneira mais divertida. Os chuveirões já são marcas registradas na areia das praias na cidade. Além disso, há outras dicas que foram dadas pelos moradores, para que seja possível se esquivar um pouco do sol. Confira: 

  • Protetor solar; 
  • Garrafa com água congelada, para ser passada no corpo e beber; 
  • Óculos de sol e roupas leves; 
  • Toalha para enxugar o rosto; 
  • Paradinha em lojas que possuem ar-condicionado. 

    Chuveirão em praias cariocas (Foto: Reprodução/Nationtv)

 Atualmente, O Rio de Janeiro está sendo intitulado como a capital mais quente do país. As esperanças do povo carioca, para se aliviarem um pouco do calorão, são as temperaturas mais agradáveis previstas para os próximos dias.

 

Foto destaque: Reprodução/Infoescola