Notícias

Rio Pinheiros ganha passarela flutuante exclusivo para ciclista

07 Jul 2022 - 20h00 | Atulizado em 07 Jul 2022 - 20h00
Rio Pinheiros ganha passarela flutuante exclusivo para ciclista

O estado de São Paulo nos próximos dias, terá uma construção da primeira passarela flutuante sobre o Rio Pinheiros, o uso será exclusivo para ciclistas. A estrutura ficará nas proximidades da estação de trem Granja Julieta e João Dias, e na frente do Parque Global.


São Paulo vai ganhar nos próximos dias a primeira passarela flutuante da cidade, sobre o Rio Pinheiros (Foto:Reprodução/Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de SP/Divulgação)


A passarela flutuante é feita de alumínio e vai medir 110 metros de extensão, contará também com iluminação para ciclistas que trafegam a noite e um ponto onde terá aluguel de bicicleta. Durante o final da semana de junho, a ponte foi testada e aprovada, mas ainda passa por alguns ajustes antes de ser liberada ao público.

O custo da construção foi de 3 milhões, contando com outras ações que estão previstas para ocupar as margens do rio. Serão implementadas novas ciclovias, instalação de rampas em pontes existentes e passarelas flutuantes sobre a marginal para melhorar o acesso à ciclovia e ao parque linear. A empresa responsável pela construção e manutenção de infraestruturas dessa região, é o consórcio Novo Rio Pinheiros com o governo do estado.

"Não se trata somente da implantação de uma passarela flutuante, mas de todo um sistema de passarelas e ciclopassarelas. Trata-se de um projeto muito maior", afirmou, Fernando Chucre, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do governo paulista.

Segundo Michel Farah, fundador da Farah Service, uma das empresas do consórcio que administra o Parque Linear Bruno Covas e a ciclovia que fica do lado leste do Rio Pinheiros, afirma que essa construção vai beneficiar mais de 400 mil pessoas.

"Elas vão poder entrar no Parque (Linear Bruno Covas), atravessar essas passarelas e acessar, por exemplo, à estação de trem Nova Esmeralda para conseguir ir para o seu trabalho facilmente", cita. 

Outros estudos estão sendo feitos para facilitar a locomoção de ciclistas e pedestres na região, principalmente novas construções de ciclopassarelas.

 

Foto de destaque: Passarela flutuante sobre o Rio Pinheiros (Foto: Reprodução/Caio Guatelli)