Notícias

Rio de Janeiro começa a flexibilização sobre o uso de máscaras

24 Out 2021 - 08h31 | Atulizado em 24 Out 2021 - 08h31
Rio de Janeiro começa a flexibilização sobre o uso de máscaras

Após apresentar mais um ciclo de quedas em internações de COVID-19, o município do Rio de janeiro começa uma nova medida de flexibilização, a partir dessa segunda(25), os cariocas não precisarão utilizar as máscaras faciais contra o vírus, essa medida se aplica apenas a espaços abertos.

O novo decreto ainda não é oficial, pois sua aprovação não depende única e exclusivamente da posição de Prefeito Eduardo Paes, mas também partem de avaliações do próprio governo do Estado. Isso apenas coloca para a frente, uma possível introspeção, partindo para um âmbito mais amplo, social e jurídico.

O avanço da vacinação é outro aspecto, que segue em favor da população, alcançando a marca de aproximadamente 50% da população completamente vacinada e 73% parcialmente imunizada com a primeira dose, junto dos números de internados que também permanece em constante queda. Para acompanhar a vacinação a prefeitura disponibiliza em suas redes sociais, um cronograma diário.

A lei vigente, possui restrições maiores em virtude desse objeto protetor, portanto, para que as novas medidas prevaleçam, é necessária uma mudança um tanto burocrática, envolvendo diferentes entidades com projetos definitivos, pois quando se trata de lei, a aprovação deve seguir em uma escala pré-determinada, com votações partindo desses poderes, gerando a criação de uma possível emenda institucional.



O momento agora para os cariocas é de otimismo, com o número de vacinados em expansão e as filas de internações para esses fins nulas, provocam essa sensação inata no individuo. Porém, nas redes sociais, as opiniões são divergentes, em virtude dessa nova flexibilização que podem atrapalhar o progresso atual da cidade, outros, porém não veem o momento da retirada desse objeto tão característico desta pandemia.

https://inmagazine.com.br/post/Aumento-da-inflacao-afetam-aos-mais-pobres-na-alimentacao-e-ricos-nos-combustiveis

https://inmagazine.com.br/post/Covid-19-Rio-de-Janeiro-flexibiliza-distanciamento-e-capacidade-maxima-em-cinemas-e-teatros

https://inmagazine.com.br/post/Lockdown-apenas-para-nao-vacinados-entra-em-discussao-na-Austria

A medida também avança em outros aspectos, como a flexibilização em bares e boates que  já poderão abrir as portas sem o uso de máscaras, os consumidores e clientes dos estabelecimentos precisarão apresentar seu comprovante de vacinação consigo e devem estar completamente vacinados, essas providências geram caminhos para as festas de fim de ano e carnaval do próximo ano, os cariocas claro, estão orgulhosos com toda essa reviravolta acerca da pandemia, que dessolou e afastou famílias por tanto tempo. O momento agora é de esperança.

Foto destaque: Projeção sobre o uso de máscaras. Reprodução/Kate Trifo.