Notícias

Risco de rompimento apontam 10 represas na Bahia causando ainda mais preocupações

28 Dez 2021 - 17h56 | Atulizado em 28 Dez 2021 - 17h56
Risco de rompimento apontam 10 represas na Bahia causando ainda mais preocupações

Um relatório divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA) no final do ano passado mostrou algum risco em 45 barragens espalhadas pelo Brasil. O maior número de represas se encontra no estado da Bahia que está com 10 barragens mostrando algum nível de preocupação.

Bombeiros estão monitorando essas 10 barragens por conta do risco de rompimento, se as chuvas permanecerem constantes.

Apesar da chuva ter diminuído, muitos rios e barragens estão com nível muito alto. A Barragem da Pedra, perto de Jequié, teve que fazer a abertura de 6 das 7 comportas, o que ocasionou um aumento no volume do Rio de Contas e afetou as comunidades ribeirinhas.

Uma das mais importantes barragens, Pedro do Cavalo, o volume das águas chegou atingir seu volume máximo.

Na região sudoeste, mas precisamente em Itambé, onde 2 rios cortam a cidade, foi feito um alerta, porque as águas voltaram a subir na tarde dessa segunda-feira, 27, a prefeitura pediu para que os moradores saíssem das áreas mais baixas.

Na cidade de Cândido algumas comunidades voltaram a ser afetadas por alagamentos. Há um mês que o Rio Cachoeira, maior rio da região sul da Bahia que passa por 11 municípios, está com o nível acima do normal.


Enchentes na Bahia (Foto: Reprodução/ GovBa)


Vale ressaltar que muitas cidades da Bahia estão sofrendo com fortes chuvas no estado desde novembro. O estado tem pelo menos 72 cidades em estado de emergência, o que representa 17,2% do total de municípios baianos.

As cidades mais afetadas pelas chuvas foram: Itabuna, Ilhéus, Itabela, Jucuruçu, Itororó, Itamaraju, Milagres, Mutuípe, Prado, Ubatã e outras localizadas no Sul e Sudoeste do Estado.

Na noite de segunda-feira (27), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou novas medidas para dar assistência às vítimas das chuvas no Estado. Ações vão desde ajuda financeira a descontos em conta de água e doação de geladeiras.

 

https://inmagazine.ig.com.br/post/Estragos-causados-pelas-fortes-chuvas-deixam-mais-de-mil-familias-ilhadas-na-regiao-da-Chapada-dos-Veadeiros-em-Goias 

https://inmagazine.ig.com.br/post/Apos-sobrevoar-para-analisar-a-catastrofe-ocorrida-Bolsonaro-anuncia-medidas-de-socorro 

https://inmagazine.ig.com.br/post/BahiaGoverno-Federal-reconhece-situacao-de-emergencia-do-estado-apos-fortes-chuvas 


O corpo de bombeiros segue fazendo esse monitoramento mais preciso dessas barragens para garantirem a segurança do povo baiano.

Foto Destaque: Rompimento de barragem.   Reprodução/ GovBa