Esportes

Ronaldo diz que pressão em Neymar é desproporcional e recomenda acompanhamento psicológico

12 Dez 2022 - 13h50 | Atulizado em 12 Dez 2022 - 13h50
Ronaldo diz que pressão em Neymar é desproporcional e recomenda acompanhamento psicológico

Em entrevista coletiva em Doha, no Catar, nesta segunda-feira (12), Ronaldo Fenômeno sugeriu que Neymar tivesse acompanhamento psicológico depois da eliminação  do Brasil para a Croácia na Copa do Mundo. O ex-jogador também afirmou haver uma pressão desproporcional em cima do camisa 10.

“O Neymar vai voltar com tesão de sempre, com a vontade de sempre. Mas eu queria reforçar essa necessidade do acompanhamento da saúde mental dos nossos atletas. É muito importante a gente tocar nesse assunto e principalmente tratando-se de Copa do Mundo, onde o mundo inteiro está olhando para a Seleção. O mundo estava olhando pro Neymar.”, disse o antigo camisa 9 da seleção brasileira. Aconselharia ter um acompanhamento psicológico pra aguentar essa pressão que é extremamente desproporcional para o ser humano.”

Ronaldo se colocou a disposição para ajudar o jogador do PSG e relembrou que na sua época não se falava muito sobre a questão psicológica: “Quando vi a entrevista falando que estava psicologicamente destruído, aquilo partiu meu coração de uma maneira que eu também fiquei destruído psicologicamente. Queria encontrar uma forma de ajudá-lo. Essa ajuda existe hoje em dia. Na minha época era pouco falado.”


Ronaldo publica post para a seleção brasileira (Reprodução/Instagram)


Sobre a cobrança de pênaltis contra a Croácia, o gestor do Cruzeiro foi contra a opinião dos torcedores, que acreditavam que o Neymar deveria ser o primeiro a bater, ou que deveria ter batido antes da quinta penalidade.

“Não concordo com nenhuma das teorias sobre escalação da disputa de pênaltis, acho que mudar ali a sequência do pênalti é extremamente delicado, chegar para um jogador e mostrar que não tem confiança nele, pedindo que outro assumisse seu lugar. Isso não existe no futebol, num grupo onde todos têm uma plena confiança do treinador e de uma nação. Você chegar ali e pedir pra trocar é um grande absurdo. Quem sustenta essa teoria não entende a dinâmica de um grupo.”, criticou.

Mesmo que a conquista do Hexa este ano não tenha acontecido, Ronaldo elogiou a seleção brasileira e afirmou que ela deixa um “legado bom”, mas sugeriu que faltou malandragem nos minutos finais da prorrogação.

“A Seleção teve muita coisa positiva que a gente vai reaproveitar. Jovens talentosíssimos e os mais experientes que atuaram super bem. Tivemos muita coisa boa nessa Copa, muito legado bom, mas por um pequeno detalhe, essa malandragem e catimba, que faltou depois de ter feito o gol na prorrogação” afirmou, antes de continuar: “Ali o jogo já deveria começar a diminuir o ritmo, manter a posse de bola. A Croácia já estava cansada. A gente aprende isso muito cedo nas categorias de base, como esfriar o jogo, manter a posse de bola. Com a qualidade da nossa Seleção seria mais fácil. Foi aí que pecamos”.

Para o bicampeão, Neymar já é um jogador consagrado e sua imagem não será afetada caso não ganhe uma Copa do Mundo.

“Não tem risco nenhum de jogar fora absolutamente nada do que fez na carreira. Tudo o que fez está feito. Neymar é consagrado. Logicamente todo mundo quer vencer a Copa do Mundo e todo mundo começa a perceber que não é fácil. Nós temos cinco estrelas, somos os maiores vencedores.”, disse o ex-camisa 9. 

Ao finalizar, Ronaldo destacou que a Copa do Mundo é um torneio complexo: “A maioria das pessoas acha que vamos ganhar todas. E não é assim que funciona. A Copa do Mundo é uma competição muito complexa”.

Após a eliminação para a Croácia nas quartas de final, a seleção brasileira deixou o Catar no último sábado (10), e chegou ao Brasil na manhã de domingo (11).

 

Foto destaque: Neymar e Ronaldo. Reprodução/OTRO

Mais Lidas