A casa de moda italiana conhecida pelo tom de vermelho, Valentino, iniciou 2022 de uma forma diferente, trazendo em sua exposição de outono/inverno desse ano a predominância de um tom em suas peças: o rosa. A coleção foi super aclamada nas redes e usada por grandes nomes de todas as partes do globo e em diversas ocasiões, da atrizes Zendaya, Anne Hathaway e Marina Ruy Barbosa até as cantoras Anitta, Lizzo e Dualipa ou as modelos Naomi Campbell e Gigi Hadid.
A cor foi uma criação exclusiva do diretor criativo da marca, Pierpaolo Piccioli, dono do título de designer do ano, juntamente da Pantone, referência mundial na temática das cores, para a coleção intitulada Pink PP. O tom que é uma mistura de magenta com rosa-choque ditou não só o outono/inverno da maison italiana como todo o ano de 2022.
Sejam em sapatos, acessórios ou peças de vestuário a dominação mundial da cor nas vitrines era certeira, a partir de criações monocromáticas ou combinadas em brincadeiras dentro do círculo cromático, só se falava e se via o tal do “Rosa Valentino”. Isso, inegavelmente, está ligado sim ao sucesso que a coleção fez, mas não para por aí.
z
Valentio Outono/Inverno 2022: Pink PP - A coleção que deu tom ao ano de 2022. (Vídeo: Reprodução/Valentino)
O rosa está ligado, dentro da psicologia das cores, às dualidades e ao equilíbrio entre elas: força e inteligência, fogo e calma. No tom escolhido pelo diretor criativo da marca ainda encontramos divertimento e alegria. Essas duas coisas somadas ao equilíbrio dizem muito sobre os anseios da sociedade após um longo período de pandemia, lockdown e contenção, podemos ligar a cor ainda a ousadia, pensando assim.
Para além do isolamento, a cor ainda está presente em uma das micro-tendências queridinhas da Geração Z: o Barbie Core, que é justamente a exaltação da boneca com a qual essa geração cresceu e de seu mundo cor de rosa. E também se liga a uma outra tendência, o Dopamine Fashion, a alegria no vestir, a partir da combinação de cores complementares ou análogas, no caso do rosa podem ser: verde, vermelho, laranja ou azul.
Por falar na boneca mais famosa do mundo, com a chegada do live action, estrelado por Margot Robbie, que conta a história da loirinha previsto para julho do ano que vem é possível cravar que a cor ainda vai ficar por aí por muito mais tempo, uma vez que o filme é muito esperado e une várias gerações, além de uma legião de fãs.
“Só precisei de colocar todas as minhas esperanças, sonhos e basicamente tudo o que me faz sentir bem numa só cor…”, foi o que o Pierpaolo contou à Vogue ao abordar a criação da cor. Por aqui nós amamos a viralização do “Rosa Valentino” e deixamos o convite para se arriscar no mundo cor de rosa, abraçando as várias sensações que a cor carrega, ousando e se libertando.
Foto Destaque: Zendaya, embaixadora da maison, posando com peças da Pink PP. Reprodução/Valentino