Beleza

Rotina de cuidados para peles secas e oleosas no inverno

24 Mai 2022 - 21h19 | Atulizado em 24 Mai 2022 - 21h19
Rotina de cuidados para peles secas e oleosas no inverno

Hidratar a pele é essencial para que ela esteja sempre saudável e com uma aparência bonita, além de ajudar a mantê-la protegida contra fatores externos. Quando o inverno chega, a pele fica visivelmente mais ressecada e o uso de hidratantes se torna ainda mais necessário, por isso, contar com uma rotina de cuidados eficaz para este trabalho é muito importante. 

Apesar da nossa rotina de skincare ter que se adaptar às diferenças de clima decorrentes das mudanças de estações, os dermatologistas recomendam que não haja alterações muito drásticas em relação aos produtos, pois assim, sua pele não terá que passar pelo processo de adaptação do novo cosmético.

Porém, se para você ainda é difícil entender quais são os cuidados necessários para seu tipo de pele em época de frio, confira essas dicas para dermes secas e oleosas que separamos!


Hidratante nas mãos. (Foto: Reprodução)


 

Peles oleosas:

O primeiro cuidado para quem tem esse tipo de derme é a limpeza. Normalmente, é utilizado um sabonete que proporciona uma higienização profunda da pele, removendo as impurezas e acúmulos nos poros. Apesar desse tipo de produto poder ocasionar um ressecamento maior na pele, que já está sensível devido ao frio, é recomendado manter o uso e, em contrapartida, investir em hidratantes com ação intensa.

“Um erro comum é achar que pele oleosa não precisa de hidratação, o que não é verdade. É ela [hidratação] que garante a manutenção da barreira cutânea, protegendo a derme das agressões do meio externo e do ressecamento, por isso, a orientação é aplicar hidratante uma ou duas vezes ao dia, conforme da necessidade, sempre após a limpeza”, orienta a dermatologista Camila Rosa, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

 

Peles secas:

A limpeza também deve ser um dos primeiros passos para cuidar desse tipo de pele. Ao contrário da pele oleosa, o ideal é investir em sabonetes que sejam mais leves e menos agressivos, assim não irão intensificar o ressecamento.

Já em relação a hidratação a regra é a mesma: Invista em produtos que tenham ação profunda. Nesse caso, se o produto já utilizado não for tão potente, é aconselhável trocar por algum com textura espessa e que possua ingredientes nutritivos em sua composição, como ceramidas, manteigas e ureia.

Foto destaque: Rotina de skincare. Reprodução/Pexels.

Mais Lidas