Saúde e Bem Estar

Rotina saudável: Saiba o que comer antes e depois do treino

21 Nov 2022 - 11h50 | Atulizado em 21 Nov 2022 - 11h50
Rotina saudável: Saiba o que comer antes e depois do treino

Umas das dúvidas mais frequentes de quem faz exercício ou que deseja começar a praticá-lo é: devo comer antes ou depois de treinar? Bom, chegou o momento de descobrir a resposta certa! 

Segundo a nutricionista Lily Chapman, o ideal é sempre comer antes de treinar. “Nas horas anteriores ao treino, é essencial consumir energia para ajudar a dar combustível às sessões de exercícios, retardar o início da fadiga, reduzir a taxa de esforço percebido — que é o quanto você sente que seu corpo está trabalhando — e aumentar sua capacidade de exercício”, explica Chapman ao portal “Woman & Home”.

Contudo, a nutricionista ressalta que comer após o treino também é essencial. Pelo fato de ao se alimentar - reabastecer o corpo dos substratos usados durante as atividades - e, dessa forma, renovar e reparar os músculos além de trazer hidratação ao corpo. 

O que comer no pré-treino? 

De acordo com a Lily, é recomendável que o seu pré-treino comece por alimentos leves, com o objetivo de evitar dores abdominais e náuseas, durante o exercício. “As causas suspeitas de dores abdominais incluem beber muito líquido ou comer muito perto do início do exercício, bem como sangue reduzido para o diafragma”, explica para Woman & Home.

Carboidratos são fonte de energia 


Mel e alimentos saudáveis. (Foto: Reprodução/Pexels)


A nutricionista explica que, os carboidratos são os principais recursos para obter energia e, dessa forma, é recomendado que os praticantes de atividades físicas consumam entre 1 e 4 gramas de carboidratos por quilo de peso corporal. Por exemplo, com lanches como: pães integrais, bolos integrais, barras de cereal, mel, mingau e geleias naturais. (que podem ser escolhidos ao seu gosto.)

Segundo a Lily, deve ser evitada a hidratação excessiva e todos os alimentos que forem ricos em gorduras, fibras ou proteínas no pré-treino. Com o propósito de evitar problemas gastrointestinais por serem alimentos gordurosos e difíceis de digerir no metabolismo.

O que escolher para o pós-treino?


Mulher caminhando. (Foto: Reprodução/Pexels)


Para o pós-treino é recomendado que seja personalizado, por exemplo: “Se houver um curto tempo de recuperação entre os treinos, 1 a 1,2 gramas de carboidratos por quilo de peso corporal nas primeiras horas deve ser adequado, antes de voltar à ingestão alimentar regular”, explica Lily.

No entanto, se você tiver mais tempo para repousar entre diferentes treinos, poderá continuar com a mesma dieta regular, dando prioridade para os carboidratos e proteínas. Segundo a nutricionista, "lanches e refeições com cerca de 0,3 gramas de proteínas de alta qualidade por quilo de peso corporal podem ajudar a estimular a síntese de proteína muscular", explica ao portal Woman & Home. 

Por fim, agora que todas suas dúvidas foram esclarecidas é só começar a preparar sua rotina saudável e escolher seus alimentos favoritos para o pré-treino. Vale ressaltar que em casos de dores gastrointestinais ou qualquer problema em sua alimentação que seja na prática de exercícios, procure imediatamente um profissional da saúde para te orientar e fazer um acompanhamento!

Foto destaque: Uma mulher preparando o pré-treino. Reprodução/Pexels

Mais Lidas