Notícias

Rússia está provocando "destruição catastrófica" em Lysychansk, afirma governador

21 Jun 2022 - 00h00 | Atulizado em 21 Jun 2022 - 00h00
Rússia está provocando

O bombardeamento do exército russo está provocando uma "destruição catastrófica" em Lysychansk, localidade vizinha de Severodonetsk, no leste da Ucrânia, afirmou nesta terça-feira (21) o governador da região de Lugansk, Sergueiéi Gaiday. 

"Há combates na zona industrial de Severodonetsk e uma destruição catastrófica em Lysychansk", afirmou o governador no aplicativo de mensagens Telegram. Na mensagem, Sergueiéi destacou que "as últimas 24 horas foram difíceis" para as forças ucranianas. 

LEIA MAIS

O governador informou que os ataques russos prosseguem contra as três pontes que ligam as duas cidades, separadas pelo rio Donets, apesar de já estarem destruídas, o que deixou Severodonetsk isolada do resto dos territórios controlados pela Ucrânia. 

 

“Os russos querem conquistar totalmente a região de Lugansk até 26 de junho”, disse o governador, antes de insistir que não conseguirão. 

Sergueiéi descreveu a madrugada de segunda-feira para terça-feira como a "calma antes da tempestade", com a previsão de mais ataques russos nas próximas horas. 

Em Severodonetsk, “restam mais de 500 civis, incluindo 38 crianças, presos em uma fábrica de produtos químicos, que resistiu durante os bombardeios, para se proteger dos bombardeios russos”, relatou Gaiday, acrescentando que a planta havia sido atingida por ataques aéreos. Lysychansk havia 100.000 pessoas antes do ataque.