Beleza

S.O.S Pele: 5 vitaminas poderosas para a saúde da cútis

15 Jul 2022 - 16h52 | Atulizado em 15 Jul 2022 - 16h52
S.O.S Pele: 5 vitaminas poderosas para a saúde da cútis

Não é nenhuma novidade que as vitaminas são fortes aliadas para manter a saúde do organismo. O resultado dos benefícios, para quem está em dia com elas, refletem diretamente na boa aparência da pele, tornando-a saudável e, consequentemente, bonita. Se necessário, elas podem ser repostas de forma tópica, através do uso de dermocosméticos, ou, pela ingestão de suplementos e medicamentos como, por exemplo, comprimidos. Mas, existe também uma outra maneira de adquirir esses benefícios: o consumo natural dos alimentos ricos nessas vitaminas.

A seguir, 5 vitaminas e os alimentos onde elas podem ser encontradas, para te ajudar a ter uma pele saudável e bonita:


Alimentos que auxiliam na saúde da pele (Foto: Reprodução/ Shutterstock)


Vitamina A

Uma aliada importante que ajuda a controlar a oleosidade da pele e atua na prevenção de cravos e espinhas. Além disso, retarda o envelhecimento da pele, promove a hidratação e renovação celular e diminui os danos por UV. A vitamina A, pode ser encontrada no brócolis, cenoura, fígado e manga.

Vitamina do complexo B

A vitamina B2, contribui para a hidratação, evitando o ressecamento da pele. A B3, auxilia no tratamento dos sintomas da rosácea, melhorando a barreira da pele, com estímulo de colágeno e atividade anti-inflamatória. A B5, também possui propriedades que combatem a inflamação e promovem hidratação, além de estimular a renovação da pele e desentupir os poros. Por sua vez, a vitamina B6, ajuda no tratamento de eczemas, acnes e deformações da pele. Já a B7, atua no aumento da produção de ácidos graxos, contribuindo para a restauração.

Alimentos como: peixes como atum e salmão, queijos, legumes e ovos, são grandes fontes de vitaminas do complexo B.

Vitamina C

Umas das vitaminas mais conhecidas, quando o assunto se trata de saúde, por fortalecer o sistema imunológico. Ela também combate os danos causados pelos raios UV e potencializa a fotoproteção. Estimula a produção de colágeno, contribuindo para amenizar os sintomas do envelhecimento precoce da pele. Ela é encontrada no brócolis, batatas, e, especialmente, nos cítricos como a laranja.


Pele saudável (Foto: Reprodução/ Gettyimages)


Vitamina D

Possui propriedade regenerativa, prevenindo sinais de idade, fortalece a barreira cutânea e promove a hidratação. Associada também, à prevenção de doenças como o câncer. Seus benefícios podem ser encontrados no queijo, leite, salmão e gema do ovo.

Vitamina E

Um forte antioxidante. Promove a maciez e clareamento de manchas na pele, atuando na prevenção do envelhecimento precoce. É encontrada no espinafre, brócolis, óleo de soja, manga e tomate.

 

Foto de Destaque: Pele saudável. Reprodução/ Shutterstock