A Gucci estava sem um diretor criativo desde novembro de 2022, quando Alessandro Michele saiu do posto após sete anos.
No último sábado (28) A Kering e a Gucci anunciaram em comunicado à imprensa que Sabato de Sarno irá apresentar sua coleção de estreia na passarela da semana de moda feminina de Milão no próximo mês de setembro.
De Sarno irá liderar o estúdio de design da grife, se reportando a Marco Bizzarri, Presidente e CEO da Gucci.
Assim como Alessandro, De Sarno não teve nenhum cargo de chefia anterior como diretor criativo. Alessandro é italiano e tem 39 anos. O estilista vem da Valentino, onde era diretor de moda e supervisionava as coleções femininas e masculinas.
Detalhes da coleção masculina de 2023.
Antes de fazer parte da Valentino em 2009, trabalhou na Dolce & Gabbana e na Prada.
“A Kering tem um histórico de apostar em designers desconhecidos do público. Pense em Alessandro Michele quando foi nomeado criativo da Gucci e Matthieu Blazy, que era o número dois na Bottega Veneta antes de conseguir o cargo principal. Casas menores se beneficiam muito com a contratação de designers que já possuem uma comunidade, enquanto as megamarcas têm poder de atração suficiente para apostar em um nome até então desconhecido. Podemos assumir que a chegada de Sabato De Sarno se encaixa com a estratégia da Kering para que a Gucci eleve a marca e mude para uma silhueta mais clássica e formal”, diz Jean Vigneron, consultor da Egon Zehnder.
No comunicado oficial enviado à imprensa, Bizzarri, CEO da Gucci, disse:
“Tendo trabalhado com várias das mais renomadas casas de moda de luxo da Itália, ele traz consigo uma vasta e relevante experiência. Estou certo de que, por meio da profunda compreensão e apreciação de Sabato pelo legado único da Gucci, ele liderará nossas equipes criativas com uma visão distinta que ajudará a escrever este emocionante próximo capítulo, reforçando a autoridade de moda da casa enquanto capitaliza sua rica herança”.
Sabato também se pronunciou na nota:
“Estou profundamente honrado em assumir o cargo de diretor criativo da Gucci. Tenho orgulho de ingressar em uma casa com uma história e um patrimônio tão extraordinários que, ao longo dos anos, foram capazes de acolher e valorizar os valores nos quais acredito. Estou emocionado e empolgado por contribuir com minha visão criativa para a marca”.
Foto de capa: Sabato de Sarno irá apresentar sua coleção de estreia na passarela da semana de moda feminina de Milão. Reprodução/Riccardo Raspa