Saúde e Bem Estar

Saiba causas e sintomas da Fibromialgia

17 Mai 2022 - 18h43 | Atulizado em 17 Mai 2022 - 18h43
Saiba causas e sintomas da Fibromialgia

Fibromialgia é um tipo de síndrome clínica que se manifesta com dores por todo o corpo, principalmente na parte muscular. Existem muitas dúvidas em relação a sintomas e causas desse tipo de síndrome por parte da população. As dores são intensas e incapacitantes, porém não são capazes de provocar inflamações nem deformidades físicas.

As causas da doença são multifatoriais, os diagnósticos têm influência hereditária, emocional e ambiental.

Mesmo as causas sendo ainda indefinidas, o quadro clínico reduz neurotransmissores como a serotonina, noradrenalina e dopamina, o que causa uma queda limiar de dor nas pessoas, o que faz com que elas se tornem mais sensíveis aos estímulos dolorosos.


Dores se concentram principalmente na parte da musculatura (Foto:Reprodução/BlogDiaadia)


Se tratando de sintomas, a Fibromialgia, tem como seus principais: dor muscular difusa crônica associada a fadiga, distúrbio do sono e depressão, outros tipos de sintomas podem vir acompanhando os principais, sendo eles a enxaqueca, síndrome do cólon irritável, parestesias, zumbido e vertigem.

O fato de não existirem exames laboratoriais que ajudem a complementar o diagnóstico, acaba prejudicando muitos pacientes, que chegam a sofrer preconceitos, isso pelo fato de reclamarem, recorrentemente de dores que muita das vezes não tem um diagnóstico reconhecido.

O diagnóstico precoce é difícil pelo fato de, segundo o reumatologista Levi Jales Neto, a Fibromialgia ser uma doença que geralmente passa despercebida por falta de conhecimento sobre ela. Os especialistas precisam de uma avaliação clínica, com a junção de sintomas e exame físico dos pontos dolorosos, para se chegar no diagnóstico da síndrome.

Podem ocorrer distúrbios emocionais e psicológicos, dependendo do paciente, o que causa uma influência do emocional e do psicológico na Fibromialgia.

 

Foto destaque: Região que podem ocorrer as dores Reprodução/CBN