Saúde e Bem Estar

Saiba como consumir carboidratos sem prejudicar sua dieta

22 Fev 2022 - 16h41 | Atulizado em 22 Fev 2022 - 16h41
Saiba como consumir carboidratos sem prejudicar sua dieta

Os carboidratos são considerados os grandes vilões da dieta para quem quer perder peso, entretanto, assim como as proteínas e as gorduras, o macronutriente também precisa estar presente na dieta para torná-la equilibrada. Além disso, são substâncias primordiais para o funcionamento do organismo.

Um estudo publicado no periódico "The Lancet" acompanhou mais de 130 mil pessoas e constatou que as dietas chamadas "low carb", dietas pobres em carboidratos, não tiveram nenhum benefício à saúde e aquelas pessoas na qual tiveram consumo excessivo de carboidratos tiveram danos prejudiciais à saúde.

LEIA MAIS


Carboidratos ajudam a equilibrar a dieta (Foto:Reprodução/VidaNatural)


O baixo consumo de carboidratos interfere negativamente nas atividades físicas, atrapalhando o processo de emagrecimento e de ganho de massa muscular. Alguns carboidratos considerados de rápida absorção podem ser prejudiciais e não devem ser consumidos de forma exagerada, como os alimentos a base de açúcar e farinha de trigo refinada.

Os carboidratos desempenham funções determinantes no corpo humano, sendo fundamentais para o bom funcionamento do cérebro, controlam os níveis de seretonina (substância ligada ao bom humor), são importantes na redução do colesterol ruim e no aumento do bom através dos carboidratos complexos presentes nas frutas.

Existem dois tipos de carboidratos: Os simples e os complexos. Nos considerados simples, a taxa de glicemia é alta, são digeridos rapidamente pelo organismo e geram pico de insulina no corpo. Macarrão, refrigerante, arroz branco, biscoitos, banana, mel e sorvetes são alguns dos alimentos que possuem esse tipo de carboidrato.

Os do grupo considerados complexos possuem baixo índice glicêmico, estão presentes nos alimentos que são ricos em fibras e outros nutrientes, tornando a absorção da glicose de forma mais lenta. Alimentos como milho, centeio, cevada, batata doce, mandioca, inhame e lentilha são alguns do que possuem os chamados carboidratos complexos.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma pessoa saudável e que não possui restrições alimentares deve dividir as refeições realizadas durante o dia de modo que tenha 15% das calorias seja proveniente de proteínas, 33% das gorduras, preferencialmente vegetal, e 55% das calorias vindas dos carboidratos.

Foto destaque: Arroz branco Reprodução/Terra