Beleza

Saiba como prevenir a queda dos cabelos e manter os fios saudáveis

02 Mai 2022 - 12h06 | Atulizado em 02 Mai 2022 - 12h06
Saiba como prevenir a queda dos cabelos e manter os fios saudáveis

Os cabelos fazem parte da autoestima de homens e mulheres de todas as idades, representam um valor importante para a aparência. Mas, quando os fios começam a cair além do normal, surge uma preocupação relacionada à beleza e à saúde. Quando bem tratados, com brilho e bem nutridos são fonte de inspiração e dão ar de fortaleza, segurança como destaca uma das canções de maior sucesso do cantor Roberto Carlos. “Debaixo dos caracóis dos teus cabelos, uma história para contar de um mundo tão distante. Debaixo dos caracóis dos teus cabelos um soluço e uma vontade de ficar mais um instante”.


Cabelos cacheados, fortes e saudáveis (Foto: Reprodução/Guia da Semana)


Mas, para evitar a queda dos cabelos, é importante conhecer as causas e alguns comportamentos que podem comprometer a saúde dos fios. Vale considerar que é normal a perda de 100 a 150 fios de cabelos por dia, essa informação é fruto do artigo publicado na BBC Brasil.

Alguns hábitos podem comprometer a saúde dos fios, deixando-os fracos e quebradiços como: estresse, ansiedade, chapinha, secador em excesso e fatores hormonais. Luciano Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia e Diretor Médico do Instituto do Cabelo, reforça alguns desses hábitos que devem ser reduzidos ou até memo evitados. “Outras situações que podem causar a queda e/ou quebra dos fios, sem chance de recuperação, são as presilhas, piranhas, rabos de cavalo e tranças muito apertadas, ‘tererê’ e as chapinhas, que além de arrancar os fios ainda os queimam”, explicou Luciano.

O assunto se torna preocupante quando é observado fios caídos no chão ou no travesseiro, o que não é comum. Na queda de cabelo, os fios se soltam da raiz com o bulbo, aquele pontinho branco. Quando é quebra, os fios podem se romper em qualquer parte da extensão capilar, deixando pedaços desiguais no comprimento.


Cabelos quebradiços e fracos (Foto: Reprodução/Tatiana Gabby)


Nesses casos o especialista orienta, “não existe um número absoluto de queda dos cabelos que determine um problema. O importante é observar a proporção de perda/ganho. Sinais de alarme excesso de cabelos no box do chuveiro, escova/pente, teclado do computador, mesa de estudo e fronhas, por exemplo. Nesses casos é importante procurar um médico o mais rápido possível”, reforçou.

Então, o que deve ser feito para evitar a quedas das madeixas?

É importante manter a saúde dos fios com práticas simples do dia a dia. Mantenha os cabelos limpos, dê uma pausa nas químicas, se foi observado que após alguns procedimentos os cabelos ficaram fracos, é imprescindível dar um tempo para que o fio se recupere. Invista em tratamentos poderosos que realmente trarão resultados positivos. Para casos mais graves, o ideal é procurar ajuda médica, conforme explica Barsanti. “Aos primeiros sinais já citados procure seu médico e tricologista de confiança, serão realizados exames especializados, como o Scanner do Couro Cabeludo, que aumenta até 30 mil vezes a imagem dos fios e do couro, além da microscopia de tela do Bulbo Capilar (raiz do cabelo), podendo assim diagnosticar com precisão o problema é resolvê-lo totalmente”, conclui.


Cabelos saudáveis melhoram a autoestima (Foto: Reprodução/Saúde.Abril)


Bom, siga nossas dicas para tratar corretamente dos cabelos e saber quando é necessário buscar ajuda médica.

 

Foto destaque: Cuidados para prevenir a quedas dos cabelos. Reprodução/O Imparcial

 

Mais Lidas