Saúde e Bem Estar

Saiba o que pode causar irritação no intestino

12 Jul 2022 - 18h03 | Atulizado em 12 Jul 2022 - 18h03
Saiba o que pode causar irritação no intestino

A síndrome do intestino irritado ou síndrome do cólon irritado é um tipo de distúrbio que tem como característica alguns episódios desconfortantes como diarreia, dor e prisão de ventre. Algumas mudanças na alimentação diária ajudam a evitar e a diminuir esses sintomas da síndrome.

As causas da síndrome do cólon irritado podem ser diversas, mas mostraremos algumas das causas mais comuns.

Infecções e processos inflamatórios; níveis elevados de neurotransmissores, como por exemplo a serotonina, no intestino grosso e no sangue; motilidade anormal no intestino delgado durante o tempo que estiver em jejum, após a ingestão de alimentos podem ocorrer contrações exageradas; hipersensibilidade da parede intestinal pela falta de oxigênio, conteúdo fecal e até mesmo alterações psicológicas podem causar a síndrome do cólon irritado.


Infecções e problemas inflamatórios geralmente são causas comuns da síndrome do cólon irritado (Foto:Reprodução/TorsteinLiem)


Outras causas são mastigação errada dos alimentos, o alimento quando bem mastigado chega ao estômago com consistência pastosa, facilitando na absorção e em boas condições para ser tratado na digestão, ou seja, quando o alimento não é mastigado a quantidade necessária, pode chegar no estômago em pedaços grandes e por isso dificultar a digestão.

Ter um sono de má qualidade também é uma das causas para irritar o intestino, a pessoa que não dorme o mínimo de horas recomendado, que gira em torno de sete a oito horas de sono por noite, pode acabar tendo um mal funcionamento do intestino.

A alimentação também é um problema, comidas extremamente gordurosas, se ingeridas em excesso, acabam prejudicando o bom funcionamento do intestino, por isso é muito importante sempre dosar na quantidade de comidas com excesso de gorduras.

Segundo especialistas, a pouca produção de ácido gástrico, excesso de ingestão de carboidratos e algumas alergias alimentares também podem ser as causas de uma síndrome do intestino irritado.

Os sintomas de que o intestino está em mau funcionamento são gases, estufamento da barriga, diarreia crônica, constipação e dificuldade de ingestão.

Foto destaque: Intestino humano Reprodução/MedBr