Beleza

Saiba os benefícios do café para a pele e cabelo

25 Mai 2022 - 16h33 | Atulizado em 25 Mai 2022 - 16h33
Saiba os benefícios do café para a pele e cabelo

Em 24 maio foi comemorado o Dia Nacional do Café, para celebrar o quão rico esses grãos são para o Brasil. O café é mais conhecido na bebida e em medicamentos, por conta do seu efeito energizante e das propriedades que a cafeína tem para o corpo humano, mas muita gente não sabe que ele também é um aliando para o tratamento de beleza.

Isso mesmo, o café pode ser usado em receitas caseiras de tratamento da pele e cabelo, inclusive ele é há muito tempo famosinho na internet.

Na internet, principalmente nas redes como Instagram e Tik Tok, é possível encontrar variados tipos de skincare e as caseiras ou produzidas de forma vegana, ganharam bastante popularidade.

Com o café e até mesmo outros tipos de produtos como canela e açúcar são usados em máscaras de esfoliação e hidratação da pele, do cabelo e couro cabeludo.


Máscara de café (Reprodução/Getty Images)


Confira agora receitas caseiras e de grande benefícios para o cuidado das madeixas e corpo:

Esfoliação

Essa receita é ideal para quem tem problemas de acne e a pele oleosa. O primeiro passo higienizar o rosto com sabonete de anti-resíduo indicado para seu tipo de pele.

Após isso, basta pegar o pó do café úmido e se preferir pode ser usado a sobra do filtro de café. É preciso passar o pó na pele do rosto em movimentos leves e circulares.

É de extrema importância passar com delicadeza para não ferir a pele em partes sensíveis.

Para finalizar, é só enxaguar o rosto com água fria e hidratar com um creme de sua preferência ou água termal.

Esfoliação e hidratação

Receita essencial para quem tem a pele mais seca e que precisa de hidratação dobrada.

Nessa receita será necessário misturar dois componentes naturais: café e azeite de oliva.

Basta misturar os dois, na quantidade necessária para a região que será aplicada (esse skincare serve para o rosto e para o corpo em partes mais secas como cotovelos, joelhos, mãos e se necessário o pescoço).

Para fazer essa esfoliação e hidratação, é melhor utilizar uma espátula ou pincel no momento da aplicação.

Após a aplicação, a máscara pode ficar na pele por até 15 minutos e deve ser retirada com água gelada.

Cuidados para as olheiras

Para essa receita de ser usado os seguintes componentes:

- 2 colheres de sopa de café;

- 1 colher de sopa de água filtrada fria ou gelada;

- 5 gotas de óleo de coco ou essência de café.

Deve ser feito a mistura e em seguida aplicado na região das olheiras com uma espátula ou pincel. Essa máscara deve agir por 10 minutos e para retirar, basta lavar o rosto com água gelada.

Para retirar dessa região do rosto, é preciso ter bastante cuidado para não atingir os olhos.

Cuidados com os cabelos

Já existem produtos para o cabelo feitos com a extração do café ou do óleo de café, mas nada melhor do que apostar em um tratamento caseiro né?

Nessa receita, basta adicionar uma colher do pó do café ou o óleo de essência do café no shampoo, não é necessário colocar grandes quantidades, para não ter dificuldades na hora do enxágue.

Essa mistura deve ser usada no couro cabeludo (como qualquer shampoo) para realizar a limpeza de resíduos do couro cabeludo.

É necessário esfregar com cuidado e em movimentos circulares e depois o enxágue, sem ter a necessidade de esfregar as pontas. Por último, deve ser seguido os cuidados de costume.

Lembre-se, antes de usar qualquer receita de produtos naturais, é de extrema importância certificar se não possui alergia aos ingredientes.

 

Foto destaque: Esfoliante de café. Reprodução/Getty Images