Moda

Saiba os cuidados e benefícios de esfoliar a pele

31 Jul 2023 - 13h45 | Atulizado em 31 Jul 2023 - 13h45
Saiba os cuidados e benefícios de esfoliar a pele

A esfoliação diária da pele, atual tendência e febre nas redes sociais, é polêmica e contraindicada em muitos casos. Esse procedimento visa remover impurezas, desobstruir poros e melhorar a textura da epiderme, estimulando sua renovação. No entanto, a esfoliação diária pode tornar a pele mais sensível e irritada, sendo que a esfoliação semanal já traz benefícios suficientes.

Por outro lado, com produtos específicos, como esfoliantes químicos (à base de ácidos, em vez de microesferas), a prática pode ser segura em alguns casos. No entanto, existem contraindicações, e peles normais, secas e sensíveis devem evitar a esfoliação diária. Peles acneicas, por exemplo, requerem avaliação prévia de um dermatologista.


Varios pordutos já estão disponíveis no mercado para diferentes tipos de pele (Foto: Reprodução/iStockPhoto)


Como fazer a esfoliação

Para aderir à esfoliação diária após consulta e liberação médica, é essencial escolher produtos com agentes químicos suaves e adequados ao uso frequente. O processo consiste em lavar a pele com água e sabonete, e em seguida, com a pele úmida, massagear o esfoliante manualmente em cada região por alguns segundos, ativando a circulação sanguínea local, e finalizar com uma boa hidratação.


Esfoliação pode trazer beneficios se feito da forma correta (Foto: Reprodução/ShutteStock)


Cuidados

A esfoliação diária pode ser segura em determinados casos, mas é fundamental consultar um dermatologista para avaliar a viabilidade e a necessidade desse procedimento. Cada tipo de pele tem suas particularidades, e a orientação de um especialista garantirá que a prática seja realizada de maneira adequada e benéfica para a saúde da pele. O cuidado com a pele é importante, mas deve ser baseado em informações confiáveis e indicações profissionais para garantir resultados positivos e evitar problemas futuros.

A saúde e beleza da pele são aspectos importantes que têm impulsionado a popularização do skincare e suas tendências. A esfoliação é uma prática antiga que ganhou destaque nos últimos anos, principalmente nas redes sociais, onde influenciadores e celebridades compartilham suas rotinas e produtos favoritos.

A consulta a um dermatologista é imprescindível antes de incorporar a esfoliação diária à rotina de skincare. O profissional irá avaliar o tipo de pele, suas características e necessidades específicas, recomendando os produtos mais adequados para a prática segura e eficaz.

 

Foto destaque: Esfoliação tem sido a nova tendencia do skincare. Foto: Reprodução/ShutterStock