Saúde e Bem Estar

Saiba os sinais do mieloma múltiplo

29 Mar 2022 - 16h44 | Atulizado em 29 Mar 2022 - 16h44
Saiba os sinais do mieloma múltiplo

Março é considerado o mês de conscientização para o mieloma múltiplo, um tipo de câncer hematológico, do qual também fazem parte a leucemia e o linfoma. Entre os três, o mieloma múltiplo é considerado o segundo com mais ocorrências pelo mundo, porém é classificado como uma doença rara, o que pode levar seus sintomas a serem confundidos com outras doenças.

Os sinais mais comuns do mieloma múltiplo são: dores nas costas ou nos ossos, porém em alguns casos outros sinais como fraturas, fadiga persistente, distúrbios no sistema nervoso e infecções recorrentes e inexplicáveis podem aparecer nos pacientes.


Células do mieloma múltiplo (Foto:Reprodução/Artmed)


A obesidade é considerada um fator de risco que é citado por alguns especialistas, podendo ter relação com o alto consumo de alimentos ultra processados. Consumo de alimentos com agrotóxicos, ou contato com produtos tóxicos como as dioxinas, também são considerados possíveis causas da doença.

O mieloma múltiplo tem quatro tipos de estágios durante a doença, são eles: mieloma latente que é quando o paciente ainda não apresenta sintomas, porém os exames apresentam uma alteração; estágio 1 que é quando existem poucas células de mieloma no corpo humano, causando pouco dano aos ossos e com exames desequilibrados; estágio 2 ocorre quando as células cancerígenas começam a aparecer no corpo; e por fim o estágio 3 que é quando as células malignas já estão se multiplicando no corpo e  o câncer já destruiu mais de três áreas ósseas. No estágio 3 o sistema imunológico do paciente já está bastante debilitado.

Não existem formas claras de prevenir o mieloma múltiplo embora se tenha campanha para conscientização, não à toa que março é conhecido como Borgonha onde se tenta conscientizar a população sobre esse tipo de câncer. Ter uma vida saudável é a melhor forma de se prevenir qualquer tipo de doença.

 

Foto destaque: Mieloma Múltiplo Reprodução/Preven

Mais Lidas