Saúde e Bem Estar

Saiba quais alimentos consumir para ter energia no trabalho

08 Jul 2022 - 09h48 | Atulizado em 08 Jul 2022 - 09h48
Saiba quais alimentos consumir para ter energia no trabalho

É evidente que muitas vezes a rotina agitada interrompe a boa saúde de uma pessoa. Os fatores podem ser a carga horária extensa, poucas horas de sono ou até mesmo a falta de lazer. Entretanto, pouco se fala sobre a influência que a alimentação tem nessas horas. 

Quando se está trabalhando, o desempenho profissional pode ser comprometido caso não ocorra uma boa alimentação. Isso acontece quando as refeições acabam sendo feitas em pequenas mordidas ou porções no que estiver à mão entre um intervalo e outro.

Não pensar em opções saudáveis para o almoço pode prejudicar o desempenho em uma tarde toda de trabalho. Os famosos “snacks rápidos” se não forem saudáveis são desperdícios de energia. Por conta disso, é preciso estar atento e investir na boa alimentação para aumentar o rendimento e bem-estar no local de trabalho. 


Exemplo de boa alimentação (Foto: Reprodução/Folha Vitória)


É importante tentar seguir uma rotina, mesmo que as vezes seja dificil. Lembrando que, para mudar os hábitos de forma responsável é preciso ter acompanhamento nutricional, assim saberá com certeza o melhor para você. Contudo, saiba algumas dicas úteis para mudar a rotina: 

Realizar um bom café da manhã e planejar as refeições fazendo compras de acordo. Se alimentar a cada 3 horas com pequenos lanches saudáveis (sementes e castanhas são ótimos snacks), incluir saladas e frutas na marmita é importante, ter um almoço leve e nutritivo e não descontar tudo na hora do jantar. 

A nutricionista Alessandra Luglio, diretora de campanhas da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), aconselha para o café da manhã, refeições balanceadas que forneçam carboidratos (frutas, cereais não refinados e raízes) associados a fontes de proteínas e gorduras saudáveis. Ademais, ela afirma que castanhas, sementes e azeite de oliva, além dos TCMs (frações de rápida absorção derivadas da gordura do coco), são ótimas opções.


Frutas e Fibras importantes para consumo (Foto: Reprodução/Governo Federal) 


 “Para trabalhar e viver bem precisamos de energia. A falta de energia impacta negativamente nosso bem-estar e nossa função cognitiva, ou seja, raciocínio, memória e atenção.” declara Alessandra. 

Para o almoço, é recomendado alimentos que possuem maior teor em fibras, nutrientes e menos índice glicêmico. Eles evitam o cansaço e a fadiga. Pode montar seu prato com vegetais e folhas, azeite é uma fonte de gordura útil, ter uma fonte de proteína como ovos, peixes ou frango e também pensar nos carboidratos integrais, arroz integral e mandioca são perfeitos para isso. 

Alessandra fala também sobre o consumo de café. Diz que é um ótimo energético, mas precisa ser consumido com responsabilidade. 

“Cada pessoa tem uma tolerância em relação à cafeína, que tem sua metabolização diferente em diferentes pessoas.” afirma a nutricionista.

É importante fazer acompanhamento nutricional para saber de fato quais devem ser os alimentos que farão parte da sua rotina e saber quais se deve evitar.

 


Foto Destaque: Reprodução/Freepik Company S.L.

Mais Lidas