Beleza

Saiba quais os cuidados necessários com os cabelos crespos

24 Nov 2021 - 20h26 | Atulizado em 24 Nov 2021 - 20h26
Saiba quais os cuidados necessários com os cabelos crespos

Sabemos que existem vários tipos de cabelos e que para cada um são necessários alguns cuidados especiais. Os cabelos crespos se caracterizam por serem, muitas vezes mais finos e frágeis, possuindo menos camadas cuticulares, o que facilita o embaraçamento.

Por causa disso, os fios precisam de produtos com mais líquidos em sua composição pois desenvolvem a função umectante, o que evita o ressecamento profundo e a quebra. Fatores externos como poluição do dia a dia e exposição aos raios solares contribuem ainda mais à danificá-los. Separamos dicas para você que tem cabelos crespos e quer uma orientação para o fim da queda e quebra do cabelo e deseja fios mais fortes, sedosos e hidratados.

Há diversos fatores que podem influenciar na queda de cabelo, como a má alimentação, estresse do dia a dia, uso de medicamentos, a genética, procedimentos químicos e etc. É preciso antes de tudo mapear a origem do problema, fazendo um diagnóstico com algum profissional esteticista capilar que te dará um protocolo mais assertivo.


 

(Foto: Divulgação/To de cacho)


Alguns cuidados mais básicos porém de extrema importância, se não forem feitos da maneira correta, também podem contribuir negativamente para o seu fio. A higienização dos cabelos crespos deve ser feita com um shampoo e um condicionador ideais e que não tenham muitos sulfatos e parabenos, pois não ressecam e não deixam porosidade nos fios.

Os cabelos que são submetidos a procedimentos como descorolação e oxidação, são necessitados de ainda mais cuidados, sendo mais frágeis. Observe sempre como o seu cabelo reage após o uso de todos os produtos de sua rotina, e caso repare algum dano, suspenda o uso. Outra dica é usar e abusar dos óleos naturais, como o queridinho óleo de coco, rícino, argan e até azeite de oliva extravirgem. Aplicar um dia antes de lavar o cabelo somente no comprimento e não na raiz faz com que o óleo aplicado se misture com a oleosidade natural do seu couro cabeludo, assim é liberada toda a gordura que estava no seu couro cabeludo.


Óleo de coco (Foto: Reprodução/Pexels)


A indústria se precipita ao falar que os cabelos devem ser lavados todo os dias, e uma dica sensacional é diminuir o ritmo do shampoo, pois este embaraça os fios e em seguida utilizar uma máscara de tratamento e finaliza a rotina com um condicionador potente. As máscaras com fórmulas neutras que permitem misturinhas com óleos vegetais, frutas como abacate e banana ou qualquer outro ingrediente fornece a você os nutrientes que precisa.

Um ingrediente curinga e baratinho, que te dá brilho e evita a proliferação de fungos e bactérias nos fios é o vinagre de maçã. Ele é recomendado para todos os tipos de cabelo e pode ser usado no último enxágue logo após a remoção da máscara, sendo borrifado na raiz do cabelo, massageando de leve e sendo removido em seguida. Você vai perceber seu couro cabeludo menos irritado, seus fios protegidos e mais brilhosos.


(Foto: Reprodução/Pinterest)


Por fim, fazer um investimento em um bom leave-in /itálico de acordo com o seu objetivo capilar, seja para usar nas finalizações mais delicadas deixando seu cabelo com os cachos mais definidos, seja por uma finalização mais poderosa e pesada que abaixe o volume do seu cabelo, trás uma potência a mais e prolonga por dias o seu day after.

https://inmagazine.ig.com.br/post/Descubra-qual-a-melhor-mascara-facial-natural-de-acordo-com-seu-tipo-de-pele 

https://inmagazine.ig.com.br/post/Lace-front-especialistas-dao-dicas-de-alongamentos-para-cabelos-cacheados-e-crespos 

https://inmagazine.ig.com.br/post/Saiba-o-jeito-correto-de-usar-serum-facial-e-inserir-de-vez-na-sua-rotina-de-skincare 

Depois dessas dicas fáceis e preciosas, cuidar dos cabelos de acordo com as necessidades dos fios fica ainda melhor e prazeroso. Que tal cuidar um pouco mais de você e começar o quanto antes?!

 

Foto do destaque: Reprodução/Instagram