Saúde e Bem Estar

Saiba qual doença sem cura pode piorar no frio

23 Mai 2022 - 19h07 | Atulizado em 23 Mai 2022 - 19h07
Saiba qual doença sem cura pode piorar no frio

Psoríase é uma doença inflamatória na qual as células da pele se acumulam e formam escamas e manchas secas que causam coceira. São lesões avermelhadas, que não têm cura e não é uma doença contagiosa. Contudo, existe muito preconceito em relação a ela. 

Além da pele, a doença pode atacar o couro cabeludo e unhas. Acredita-se que a psoríase seja um problema do sistema imunológico. Estudos apresentam que possíveis causas incluem infecções, genética, estresse intenso e frio.


(Foto: Reprodução/Drauzio Varella)


Segundo a médica dermatologista Cristina Salaro, especialista no assunto pela Universidade de Brasília (Unb) e pela Havard Medical School, durante os dias frios é comum  que exista piora nos quadros de psoríase. Isso acontece porque com as temperaturas mais baixas, costuma-se tomar banhos mais quentes, pessoas ficam menos expostas ao sol e isso piora as lesões. 

É possível lidar com a Psoríase e ter várias medidas para conviver melhor com a doença. Essas são algumas dicas disponibilizadas  pelo site do Dr. Drauzio Varella: 


• Hidrate muito bem a pele, para evitar seu ressecamento excessivo que favorece a possibilidade de desenvolver lesões;

• Exponha-se com cuidado e moderadamente ao sol, mas antes passe um creme hidratante ou terapêutico. Você vai ter de usá-lo a vida inteira;

• Evite a ingestão de bebidas alcoólicas;

• Procure não se desgastar emocionalmente. O estresse tem papel importante no aparecimento das lesões. Como não é uma tarefa fácil, procure ajuda de um profissional se considerar necessário;

• Não fuja de encontros sociais e de lazer por causa das lesões. Psoríase não é contagiosa e, se você se afastar de tudo e de todos, pode comprometer o estado emocional e aumentar o problema;

• Visite regularmente o dermatologista e siga à risca suas orientações. Isso o ajudará a controlar as crises.

O preconceito contra essa doença é muito presente em sociedade, muitas pessoas acreditam ser contagiosa devido às lesões avermelhadas visíveis. Entretanto, as celebridades Kim Kardashian e Cara Delevingne que possuem a doença, são responsáveis pela visibilidade nas redes sociais sobre o assunto.


(Foto: Reprodução/Instagram)


(Foto: Reprodução/Twitter)


Ambas são influências para normalizarem esse estigma criado e são modelos de referência para pessoas na mesma situação.


(Foto: Reprodução/Youtube)


Neste vídeo é possível entender mais sobre a doença e ter um ponto de vista médico importante.

 

Foto Destaque: Reprodução/PEBMED