Notícias

Saiba sobre os alertas do tempo para regiões e estados brasileiros, segundo Inmet

13 Jul 2023 - 20h21 | Atulizado em 13 Jul 2023 - 20h21
Saiba sobre os alertas do tempo para regiões e estados brasileiros, segundo Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta quinta-feira (13), alertas sobre o tempo para as regiões e os estados brasileiros. Emitiu, inclusive alerta de perigo potencial para algumas regiões. No Rio Grande do Sul, mais de 800 mil pessoas ficaram sem abastecimento energético, em razão da passagem de um ciclone extratropical nesta quarta-feira (12), que também provocou muitos estragos e enchentes.


Alerta Amarelo: Perigo Potencial acumulado de chuva. (Foto: reprodução/G1)


De acordo com o Inmet, deverá nevar nos estados de Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS). E o alerta é de Perigo Potencial. Ou seja, pequeno risco de acidentes. A neve deverá ter espessura de até 5 cm. O alerta vale até 06h da manhã de sexta-feira (14).

Há um alerta de vendaval para parte de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Minas Gerais (MG), Santa Catarina, Paraná (PR) e Rio Grande do Sul. O vento deve variar entre 60 km/h e 100 km/h e há risco de queda de árvores, assim como destelhamento de casas e danos gerais que podem acometer edificações e plantações. O alerta é válido até 23h59 desta quinta-feira (13).

Por outro lado, ocorre declínio de temperatura em parte do Acre (AC), Roraima (RO), Mato Grosso (MT), Goiás (GO), Espírito Santo (ES) e Minas Gerais (MG), na região compreendida como Triângulo Mineiro. Já os estados de Mato Grosso do Sul (MS), São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o declínio de temperatura ocorre em sua totalidade. O alerta é válido até 10h de sábado (15) e há risco de uma queda de temperatura de mais de 5° C.

O Inmet emitiu também uma previsão de acumulado de chuva, com alerta Amarelo (Perigo Potencial), a qual deverá atingir o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. Este alerta é válido até 10h de sexta-feira (14). Além disso, há riscos de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades que estão mais suscetíveis a esse risco. Já nas regiões litorâneas do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, há um alerta Laranja (Perigo). Os riscos são de intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla. O alerta é válido até 10h de sexta-feira (14).

Foto Destaque: Estragos causados pelo ciclone no Rio Grande do Sul. Foto: Reprodução/Pixabay