No auge da juventude, aos 20 anos, a jogadora de futsal Pietra Medeiros veio a falecer neste sábado (20). O motivo foi complicações provocadas por uma hepatite autoimune (HAI). A jovem estava internada desde o início do mês em São Paulo.
Taboão Magnus, de Taboão da Serra (SP), era o time em que Pietra jogava e amava. Seu estado de saúde estava sendo monitorado todos os dias, contudo, nesta quarta-feira (17) sofreu uma piora grave e resultou na realização de um transplante de fígado às pressas.
A hepatite autoimune é uma inflamação do fígado que acontece devido a alterações do sistema imunológico. Desse modo, o sistema imune passa a reconhecer próprias células do fígado como “inimigas” e as ataca. Isso ocasiona a diminuição do funcionamento do órgão.
Ilustração do órgão afetado pela doença (Foto: Reprodução/Tua Saúde)
Essa doença ainda não possui uma origem definida, porém, acredita-se que pode se desenvolver a partir de genética e/ou a partir de agentes externos, como infecções ou medicamentos. Alguns sintomas são dor abdominal ao lado do fígado, pele amarelada e fortes náuseas.
Outros principais sintomas da hepatite autoimune são:
• Cansaço excessivo;
• Dores nas articulações;
• Mal-estar;
• Perda de apetite;
• Olhos amarelados;
Essa doença atinge, na maioria das vezes, mulheres entre 20 e 30 anos de idade. Foi o caso de Pietra Medeiros. Nas redes sociais, amigos e parentes prestam homenagens e escrevem textos emocionantes sobre a jovem.
Pao Briitez, amiga de Pietra, em seu Instagram. (Foto: Reprodução/Instagram)
Para obter o diagnóstico é preciso fazer a realização do histórico clínico e as dosagens de anticorpos no sangue do paciente. Ademais, se for necessário, uma biópsia hepática também pode ser feita. Após consultas médicas e exames, o tratamento para hepatite autoimune consiste apenas na administração do uso de corticoides e imunossupressores. É uma doença traiçoeira e com pouco respaldo de profissionais da saúde. Quando não tratada, as taxas de sobrevida são de 5 a 10 anos.
Foto Destaque: Reprodução/Instagram.