A marca de luxo Saint Laurent está entrando no mundo do cinema com a criação da Saint Laurent Productions, sua própria produtora de filmes. A empresa, que faz parte do grupo Kering, é a primeira marca de luxo a entrar nesse mercado, marcando um momento importante na indústria da moda de luxo, que está cada vez mais interessada em expandir sua presença no mercado do entretenimento. A Saint Laurent Productions oferecerá um espaço para cineastas renomados e novos talentos criarem filmes que combinem a moda e a arte, oferecendo uma nova visão sobre esses dois mundos.
A estreia da Saint Laurent Productions será com o curta-metragem "Strange Way of Life", dirigido por Pedro Almodóvar e estrelado por Pedro Pascal e Ethan Hawke, que será exibido no Festival de Cinema de Cannes. O curta-metragem é uma releitura do premiado "O Segredo de Brokeback Mountain" (2005), com uma história de faroeste gay.
Anúncio da Saint Laurent Productions pelo diretor criativo Vaccarello. Reprodução/Instagram/@anthonyvaccarello
Além disso, a produtora já está envolvida em outros projetos com cineastas renomados, incluindo David Cronenberg e Paolo Sorrentino, de acordo com o diretor criativo da marca, Anthony Vaccarello. Vaccarello afirmou que esses cineastas sempre o inspiram e que suas visões únicas e radicais contribuíram para a sua própria formação. Ele também assumirá a responsabilidade pela criação dos figurinos dos filmes produzidos pela produtora.
A marca de moda de luxo Saint Laurent faturou 3,3 bilhões de euros em 2022, um aumento de 33% em relação ao ano anterior, mas não revelou quanto pretende investir nos filmes que planeja produzir. Vale ressaltar que o grupo Kering, ao qual a Saint Laurent pertence, já está envolvido no mundo do cinema com o Women in Motion, que há nove anos tem como objetivo promover mulheres na indústria do cinema, tanto em frente quanto atrás das câmeras. Neste ano, o prêmio será entregue à atriz vencedora do Oscar, Michelle Yeoh.
Com a entrada da Saint Laurent no mercado cinematográfico, a indústria da moda de luxo ganha mais um braço na produção de conteúdo e na expansão de sua marca. Ainda que seja um movimento pioneiro, é possível que outras marcas de luxo sigam o mesmo caminho, impulsionando o setor do entretenimento e criando novas oportunidades criativas.
Foto Destaque: Filme Strange Way of Life. Reprodução/Instagram